PSX Classic

E aê Lamentáveis!!!

Tudo firmeza? Espero que sim.

Todo mundo já deve ta sabendo que a Sony vai lançar sua imitação... digo, sua versão clássica do Playstation, tal qual a Nintendo fez com os consoles NES e SNES, e provou que mercado pra isso existe, desculpa Tec Toy e seu portátil do Atari custando 400 golpes, ninguém quer isso, todos sabem que só a Nintendo revoluciona trazendo consoles antigos em tamanhos pequenos que precisam ser ligados na tv, e com controles com fios... e agora a Sony também revoluciona fazendo o mesmo que a Nintendo... #sarcasmo.


Enfim esse post não é (só) pra irritar gente que gostou da iniciativa da Nintendo nem da Sony (ou da Tec Toy), na verdade esse post é pra ESPECULARMOS sobre os jogos que estarão na lista dos 20 jogos, que virão dentro do mini-console, fora claro, os que já sabemos que farão parte da lista segundo o trailer de lançamento (que segue a baixo), com Final Fantasy 7Jumping FlashRidge Race Type 4Tekken 3 e Wild Arms.




Assim nos resta especular sobre os outros 15 possíveis jogos. Segue a minha lista (mandem as suas ai nos comentários). Uma informação importante é que os jogos devem ser aqueles que não necessitam usar o analógico direito pra controlar a câmera.

Pra começar, partimos do pressuposto quê os jogos de saída do PSX vão ganhar destaque nesse "relançamento" do console. Assim 4 jogos deveriam estar na line age do Classic, são eles:

Gex: Enter The Gecko



Destrega



Brave Fencer Musashi



Gran Turismo




Confessar a vocês que joguei Gex, mas achei bem chatinho e sem proposito, por isso só joguei uma vez e pouquíssimo, e no CD de DEMOs que vinha junto com o console (inclusive cabe um parentese dizer que o PS1 começou com a putaria de lançar console sem jogo nenhum só com um CD promocional de demos, coisa irritante pra porra, principalmente numa época onde os consoles obrigatoriamente vinham com um jogo, justamente pra, também, consolidar a capacidade do console). Brave Fencer Musashi era um game muito divertido e era considerado na época o Zelda - Link To The Past do PSX (também achava exagero, mas fazer o que), tanto que a jogabilidade era bem parecida, o que mudava era, fora a obviedade do gráfico, a câmera mais próxima do protagonista e que mudava de anglo em determinadas partes do game, e o fato do jogo não ser mundo aberto. Destrega era foda, eu gosto muito desse jogo, e apesar dos gráficos terem, obviamente, ficado datados a diversão continua a mesma, no game se tem dois lutadores em uma arena, a câmera é de cima e se aproxima ou se afasta, dependendo da proximidade dos personagens, que podem transitar livremente na arena, e os jogadores podem lutar tanto no combate corpo a corpo como num combate de poderzinho, e a jogabilidade só foi repetida em um outro jogo de saída do PS2, e nunca mais foi explorada (uma pena, era sinônimo de diversão). Já Gran Turismo dispensa apresentações, um excelente jogo de corrida, que fez muito mais pelos jogos de corrida do que lhe é devidamente atribuído, talvez porque a evolução de Gran Turismo chegaria cedo ou tarde nos jogos com modelo 3D, chegou em Gran Turismo.

Esse post ta ficando maior do que eu imaginei (ou gostaria), hora de agilizar.


Metal Gear Solid





O que dizer de um dos jogos mais cultuados do PSX? O jogo que transformou (na cabeça de muitos) seu criador no Deus encarnado do vídeo game moderno (Hideo Kojima), e iniciou, junto de outros tulos da época, uma percepção vanguardista (por assim dizer) do uso desta mídia, como uma ótima forma de se contar historias de um jeito mais cinematográfico. Em fim, o jogo é foda.


Valkyrie Profile




O jogo trazia uma jogabilidade toda característica e inovadora, nela cada botão controlava o ataque de um dos personagens, a historia era toda inspirada na mitologia nórdica e a exploração do mapa era inspirada em Demon's Crast (SNES), e o jogo possuía gráficos realmente bonitos.


Vagrant Story




Outro jogo com uma jogabilidade vanguardista e inovadora (coisa que se tinha bastante no PSX, apesar de alguns teimarem dizendo que o console não trouxe evolução nenhuma se comparado a seu concorrente da época, o Nintendo64). Infelizmente essas jogabilidades diferenciadas foram ficando pra trás e serviram mais como uma apresentação de possibilidades do que como algo que deveria ser levado adiante na historia dos games. O fato inovador está no combate do game, onde cada arma tem um raio de ataque e você pode escolher qual parte do corpo do inimigo vai atacar... alguém ai lembrou de Fallout, esse veio muito, muito antes. O mais interessante é que se você concentrasse seu ataque nas pernas do inimigo, por exemplo, ele ia perdendo a mobilidade e assim você teria uma vantagem em cima dele durante o combate.


Twisted Metal 2





"Ué e por que não o 1 Surfista?" O primeiro jogo é muitíssimo datado, não só no gráfico mas também na jogabilidade. O segundo jogo era muito melhor, e bem divertido, principalmente pra jogar em multiplay, era um Battle Royale motorizado muito valorizado. Outro que poderia, ou deveria estar, é Vigilantes 8, mas como serão somente 20 jogos ou vai ser um ou o outro, graficamente falando Vigilantes é menos datado, mas Twisted é mais icônico.


Metal Slug






Metal Slug, outro jogo mega cultuado no PSX (na verdade era um jogo de arcade, mas fez bastante sucesso no console da Sony), tem que ter, e o jogo é desafiante e divertidíssimo, tem que ter, sem mais.


Raod Rash





Road Rash é um game de corrida de moto estilo arcade. O objetivo é ser o melhor piloto das corridas clandestinas, onde vale tudo, inclusive descer a porrada nos adversários, afinal o que seria de um jogo de corrida de gangues de motoqueiros sem a possibilidade de quebrar um taco na cabeça do inimigo.


Xtreme





Pois então, se você olhar pra Xtreme e não identifica-lo como um obvio "sucessor espiritual" de Califórnia Games (NES/Master Sistem) (ou se você não souber do que diabos eu estou falando) pode se considerar um completo desconhecedor da historia dos vídeo-games. Era um game de corrida ao estilo Road Rash, tanto que se você por um do lado do outro vão parecer o mesmo jogo, só que com 'mods' diferentes (risos). No game o jogador escolhia participar das competições utilizando bike, skate ou patins, e poderia desferir golpes nos adversários. Alem de obrigatoriamente chegar em primeiro o jogador também teria que obter uma pontuação satisfatória, que era conseguida passando por arcos suspensos dispostos durante as fases.


Jet Moto




Meu primeiro contato real com o PS1 foi com Jet Moto, anteriormente eu tinha apena jogado uma partida de Tekken 2, quando um amigo me deixou jogar na vez dele, numa locadora, só pra eu ver como era legal aquele novo vídeo-game que tinham lançado. Pois bem, quando finalmente tive como arranjar grana pra finalmente jogar no PS1 (na mesma locadora) o jogo que eu escolhi foi Jet Moto, era fenomenal, o jogo era simplesmente incrível e eu me diverti horrores. Basicamente Jet mote trata-se de um game de corrida de circuito, onde os veículos são motos/jet-esqui voadores (na verdade elas planam), e absolutamente TUDO te derruba. "E como algo dificultoso assim seria divertido?" você deve estar se perguntando. Posso apenas dizer uma coisas: "jogue hoje", os gráficos estão, obviamente, datados, mas a jogabilidade ainda funciona muito bem, garantia de diversão.


Medal of Honor 





Se Doom pode ser considerado o precursor dos jogos de tiro em primeira pessoa, Medalha de Honra (todo mundo já sabia a tradução e só chamava assim, heheheh) pode ser considerado o precursor dos jogos de tiro ambientados nas guerra contemporâneas (da primeira guerra mundial pra frente), no caso, o primeiro jogo se passava na segunda guerra mundial, e pra quem não sabe tinha o envolvimento de Steven Spielberg na produção e no roteiro do jogo, era a industria de jogos se apoiando em nomes holliwoodianos pra se consolidarem como algo mais sério. O jogo era bem produzido ao ponto da "balística" do game ser precisa e impressionante pra época. A mecanica do jogo permitia que você jogasse mesmo sem o analógico pra controle da câmera, e o que mais impressionava era o "realismo" dos inimigos ao levarem um tiro, eles realmente agonizavam antes de morrer, as vezes você precisava atirar mais de uma vez pra matar o inimigo, a guerra nunca foi linda amigos.


Fight Force





Após a consolidação dos jogos 3D, com o PS1, todo jogador imaginava como seria um "briga de rua" (beat'em up, pros frescos) nesta plataforma. Ficou a cargo da EIDOS, empresa também responsável por SOUL RIVER, nos mostrar as possibilidades que as 3 dimensões poderiam trazer pros jogos de bater e andar, tão apreciados na geração anterior. E o jogo é muito bom, pra época os gráficos eram agradáveis e a jogabilidade era muito interessante, sem contar que os personagens iam de "forte e lerdo" a "fraco e ágil", com intercalações entre esses dois extremos, obrigando o jogador a desenvolver alguma estrategia pra derrotar os inimigos baseado na velocidade do personagem que escolhessem. Vale jogar.


Spider-Man





Aqui vou deixar um desejo meu, já que na lista não tem nenhum game de heróis. O primeiro game do Aranha em 3D é um dos melhores jogos de heróis já feito. Na pele do aranha você poderia soltar teias (mas cuidado que elas acabam), escalar paredes, balançar entre prédios, chutar, socar e pular, alem de poder fazer um casulo de teia que te protegia e causava dano nos inimigos em volta, quando você o quebrava, luvas de teia que deixavam seu soco mais forte, bola de teia que causava dano ao inimigo alem de prende-lo, e dar um puxão no inimigo, trazendo-o pra perto pra te dar a oportunidade de descer a porrada no desgraçado. E o melhor, a historia realmente parecia ter saído de uma revista em quadrinhos do aranha daquela época. O impacto deste jogo pode ser comparado ao impacto do novo jogo do cabeça de teia pro PS4, pra época foi um estrondoso sucesso, e eu passei muito tempo indo na locadora joga-lo, ate finalmente finalizar, foi foda.

Sendo realista:
Então, provavelmente o ultimo jogo dos 20, prometidos pra essa edição clássica do PSX será algum RPG japa, gênero que fez muito sucesso no console. Provavelmente seja:


Legend of Mana





RPG com uma jogabilidade diferenciada, onde os inimigos não brotavam do nada quando o jogador saia pra explorar o mapa fora das cidades. O jogo é um sucessor espiritual de Secret of Mana (o "mana" no final do nome denuncia né, heheh), onde a mecânica de combate é a mesma: o jogador anda pelo cenário onde os inimigos estão a vista, mas podem ser "driblados" pra evitar o combate, caso seu desejo seja cair na porrada com ele, basta puxar sua arma e ataca-lo, não existe a famosa tela de transição pra batalha. Legend trouxe uma novidade que nunca mais foi implementada novamente (te lembra outro jogo desta lista?), a possibilidade de se jogar "de dois", sim o play1 vai ganhando um companheiros de jornada a cada passo do game, mas só pode ser um, e caso você esteja jogando com um colega, ele não precisa esperar sua morte no game, ou marcar um tempo pra poder jogar, basta pegar o segundo controle e apertar start (ou seria select? não lembro exatamente o botão agora) e seu abigo passaria a controlar o companheiro de jornada. É uma obra prima dos games, os gráficos são lindos ate hoje, e a movimentação dos personagens é muito bem animada, espero que venha no classic.

Sendo ainda mais realista (você achou que tinha acabado nera):


Castlevania - Symphony of the Night





Pois é, o jogo que prova que o PSX era feito mesmo pra aprimorar o 2D, fazia-se 3D porque a galera era maluca (risos), não me surpreenderei se este vier na lista de jogos do Classic. O jogo era muito bom, e se você nunca jogou, rapaz para agora de ler este post e vá jogar, vale a pena.

E pra concluir (porque esse post ta pequeno né), certamente a Sony pretende lançar um PSOne Classic, trazendo uma miniatura do console que popularizou o controle analógico, o que mudou completamente a forma de se pensar, e jogar games 3D, tudo vai depender, obviamente, do sucesso ou fracasso da versão PSX. Se acontecer eu trago outra listinha com os jogos que saíra apos o lançamento do console.

Mau posso esperar pra quando lançarem o PSOne Classic... não pera...Q!!! como assim CARAIO!!!

E é isso ai galera, espero que vocês tenha gostado do post. Você possui uma possível (ou provável) lista de jogos pro mine console? ou quer só mandar sua listinha de melhores games do PSX? Fica a vontade pra encher nossa caixa de comentários com suas especulações e preferencias (vale textão hein).




Inté!!1

Comentários