Genocyber


Meu primeiro post do ano, como passaram a virada? A minha foi uma bosta como sempre. Continuando meu post sobre o US Manga, antigo programa da finada Rede Manchete, hoje vou falar de Genocyber. Esse anime, assim como outros que passaram pelo programa, é cheio de cenas gore e violência explícita, sendo sempre citado em diversas listas de "Animes Mais Polêmicos e Violentos" e etc.

Genocyber começou como um mangá de volume único lançado em 1993 que serviu de base para a série animada produzida pela Artmic em parceria com a Bandai Visual (a mesma de Gundam). O OVA é constituído de 5 episódios lançado em 1994 e nos apresenta uma trama envolvendo experiências macabras com crianças afim de criar a arma perfeita.

A primeira parte da história acontece em Hong Kong, num laboratório militar administrado pela organização Kyuryu Group que usa as irmãs Elaine e Diana como cobaias de um experimento, que busca desenvolver uma nova arma de destruição em massa. Logo de início já descobrimos que as duas irmãs possuem imensos poderes psíquicos.

Esse primeiro OVA termina com as duas irmãs se juntando e se transformando em Genocyber, causando a aniquilação de Hong Kong inteira. Além das cenas perturbadoras de violência, com corpos sendo explodidos e dilacerados, o que mais impressiona é o design das máquinas, robôs e veículos que assim como em MD Geist é rico em detalhes. Alias, Koichi Ohata que dirigiu Genocyber também esteve envolvido na direção de MD Geist.

Na segunda e terceira parte do OVA a história se passa num navio de guerra chamado Alexandria. Genocyber depois de destruir Hong Kong voltou a ser Elaine e de algum modo acabou indo parar em Karin, um país que se recusa a se juntar a nova aliança proposta pela ONU. Aqui temos uma das cenas mais fortes do anime com Elaine e algumas crianças fugindo de helicópteros, e terminando com os corpos das crianças sendo dilacerados por tiros.


Elaine se transforma mais um vez em Genocyber e destrói os helicópteros, enfraquecida ela é resgatada pelo navio. Dentro do navio um grupo de cientistas testa um humanoide que foi criado a partir do mesmo experimento que criou Genocyber. Essa parte termina com o humanoide saindo fora de controle e fundindo o corpos da tripulação com o navio. Cenas bem gráficas nos mostram um verdadeiro horror, cadáveres de carne e osso se juntando com fios e tudo mais nos faz lembrar a obra de Katsuhiro Otomo, Akira.

Genocyber mais uma vez mostra seu poder e destrói o navio, assim começa uma guerra aonde todos as nações do mundo tentam desesperadamente acabar com o ser monstruoso. Uma guerra que dura mais de cem anos, assim como é mostrado no começo da quarta parte do OVA. Após destruir praticamente o mundo todo, Genocyber entra em estado de animação suspensa e vira uma lenda. Uma cidade chamada Ark de Grande é construída como último refúgio seguro para o que restou da humanidade.

Aqui somos apresentados a Ryu e sua amada Mel, uma garota cega que possui poderes paranormais. Eles acabaram de chegar em Ark de Grande e já percebem que nem tudo são flores. Os ricos vivem em festas cheias de glamour enquanto o pobre é escravizado e vive em desalento na periferia da cidade (qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência).

Uma seita de pessoas que vivem no subterrâneo guardam o corpo de Genocyber, acreditando que  um dia ele irá despertar e trazer purificação para o mundo em forma de fogo assim como fez no passado. Ryu e Mel se envolvem em uma confusão e fogem para o subterrâneo, aonde Mel é resgatada pelos membros da seita que acreditam que ela seja uma mensageira de Deus. Lá Mel acaba fazendo contato com Diana, irmã de Elaine, e fica sabendo de todo o horror que aconteceu no passado. Ainda descobrimos que Mel está grávida de Ryu.


Ryu é preso pela polícia de Ark de Grande sendo confundido com um dos terroristas que são contra o atual prefeito da cidade. Assim começa um operação da polícia para exterminar o pessoal da seita que eles acreditam ser a base do grupo terrorista. Genocyber finalmente acorda de seu sono e puto da vida com a matança causada acaba tocando o terror novamente. Cansado dos erros da humanidade, Genocyber voa até o espaço para um satélite construído pelo Grupo Kyuryu e lá se auto congela. O quinto OVA acaba com Mel recuperando a visão e junto de Ryu são os únicos sobreviventes da catástrofe em Ark de Grande.

Genocyber passou aqui no Brasil em 1997 e foi dublado pele Gota Mágica (Cavaleiros do Zodíaco, Super Campeões) com Hermes Baroli, o famosos Seiya de Pégaso fazendo a voz de Ryu. Também foi distribuído em VHS sendo uma raridade achar ele hoje em dia. Para quem ficou com vontade de assistir essa pérola, os cinco OVAs estão no YouTube dublados:





Comentários