No Tempo das Revistas Especializadas


Ah anos 90... O estouro dos animes, tokusatsus e tudo mais que vinha da terra do sol nascente na TV brasileira foi um momento único, quem viveu esse período sabe bem do que estou falando. Acompanhando essa onda, pipocaram nas bancas brasileiras diversas publicações especializadas, com matérias sobre as produções nipônicas que passavam aqui no Brasil e as que estavam estreando no Japão, além de notícias, curiosidades, guias de episódios, sessões de cartas, desenhos que os leitores enviavam e etc.

Eu, com 7 anos estava passando com meu pai na frente de uma banca e vi uma revista que na capa tinha Dragon Ball, na hora pedi para meu velho comprar e ali descobri que aquele desenho que passava nas manhãs do SBT do menino com rabo de macaco era um anime (desenho animado japonês) e que tinha continuação. A partir dali descobri termos como anime, mangá, tokusatsu, doujinshi, shonen, shoujo e outros.

Ao contrário da geração mimimi de hoje que fica chorando nas redes sociais por receber spoiler, nós comprávamos essas revistas justamente para sabe o que iria acontecer nas nossa séries e desenhos favoritos. Lembro de comprar uma edição da revista "Anime Do" que contava praticamente toda a história de Dragon Ball GT, então quando o anime estreou na TV Globinho eu já sabia tudo que iria acontecer.

É uma bosta, mas eu gosto, me julguem!

Lembro quando Pokémon estreou na Record e toda onda em cima de Pikachu e cia, tiveram diversos produtos com o nome da franquia e como não poderia faltar teve sua própria revista. Pokémon Club da editora Conrad durou de 1999 até 2003 e teve no total de 87 edições. Eu gostava muito dela por causa da quadrinização de episódios que vinham no meio da revista, eles chegaram a quadrinizar até a metade da quarta temporada do anime. Tinha também sessões voltada para o pessoal que jogava no Game Boy, com dicas e estratégias, e outra voltada para o pessoal que jogava o card game. Cheguei até a mandar um desenho meu do Kingdra (meu pokémon favorito) mas não foi publicado :(


Episódios proibidos que nunca vieram para o Ocidente e outras curiosidades do anime

A revista Ultra Jovem era uma das mais famosas por trazer sempre em suas capas o anime Dragon Ball Z, eram sempre matérias sobre os especiais de TV, OVAs, guias de episódios e pôsteres com Goku e cia. Nos últimos anos da Ultra Jovem ela teve uma sessão voltada para os fanzineiros aonde o pessoal podia divulgar seu trabalho. Claro que houveram outras revistas como a Herói, Heróis do Futuro (famosa por suas matérias sobre CDZ), Japan Fury, Henshin, Anime Pró, Comix Book Shop Magazine, Anime EX e etc.

Matéria sobre os robôs dos tokusatsus na revista Henshin


Revista Heróis do Futuro com matéria sobre a Saga de Hades

Nesse post eu escrevi mais sobre as coisas que lembro e revistas que acompanhei, se você também colecionava essas publicações e quiser comentar sobre algo que eu esqueci (Ah, tô ficando velho, o meu pinto não sobe mais) fique a vontade.

Comentários