Vampire Hunter D (1985)


Fala meu povo! fazia um tempinho que eu não via algo referente a vampiros, então esses dias meu interesse por essas criaturas da noite me fez rever essa pérola. Muitos devem apenas conhecer a sequência desse longa metragem, Vampire Hunter D: Bloodlust lançado em 2000, mas aqui irei falar de seu antecessor.

Vampire Hunter D nasceu como uma série de livros de horror escritos por Hideyuki Kikushi e que tem como protagonista "D", um Vampil ou Dampir (dependendo da tradução), o híbrido de vampiro com humano. Os romances são ilustrados por nada mais nada menos do que Yoshitaka Amano, artista que ganhou fama por fazer o design de personagens e ambientes da franquia de games Final Fantasy. A série de romances acabou ganhando fama e virando mangá (aliás, uma dica para as editoras brasileiras trazerem essa obra para nós), filmes e até um jogo para PlayStation.

A história acontece num futuro não identificado onde a humanidade, ou o pouco que sobrou dela, vive aterrorizada com vampiros, lobisomens, demônios e todo o tipo de seres da escuridão que dominaram o mundo. Conhecemos Doris, uma moça que vive com seu irmãozinho Dan numa fazenda e que numa caçada é atacada pelo Conde Magnus Lee, um vampirão que esteve adormecido por anos e que do nada resolveu acordar botando o terror em geral.

Conde Temer... digo, Conde Magnus Lee

Doris busca ajuda e encontra o misterioso D que revela ser um caçador de vampiros. Temos então uma cena aonde conhecemos Greco, o playboy da cidade que sugere ajudar Doris mas em troca de certos favores, se é que vocês me entendem ( ͡° ͜ʖ ͡°). Doris mostra que não é qualquer garotinha em apuros e dá um fora fenomenal no trouxão que conta para todos que Doris tinha sido mordida por um vampiro. Todos da cidade começam a ser hostis com Doris fazendo assim D concordar em acabar com o tal Conde e salvar a pobre garota de virar uma sanguessuga. Nesse meio tempo descobrimos que a mão esquerda de D tem vida própria (coisa normal para uma animação japonesa) e sabe falar.

Somos apresentados a filha do Conde, Lamika que com ciúmes do pai vai até a fazenda junta de seu vassalo Roganzi para matar Doris. Temos uma rápida luta aonde D mostra suas habilidades espantando os vilões. Logo em seguida D segue para o castelo do Conde Magnus, um lugar agradabilíssimo, cheio de seres bizarros e asquerosos. D usa um tipo de pedra que emite uma luz espantando os monstros de seu caminho para logo em seguida ser atacado e cair nas catacumbas do castelo.

Uma coisa interessante é o ambiente em que se passa a história; claramente um mundo pós-apocalíptico; onde a humanidade foi regredida para a idade média mas ainda possui tecnologias como cercas elétricas e armas a laser. No começo do anime é mostrado um deserto com ruínas de prédios e na cena que D cai nas catacumbas vemos diversos esqueletos onde é citado que o mundo foi devastado há 10 mil anos atrás, provavelmente por uma hecatombe nuclear.

Surgem então as três irmãs serpentes que capturam D e tentam sugar sua força vital. Nesse meio tempo Doris esta conversando com o Doutor quando é atacada pelos vassalos do Conde e trazida para o castelo. Lamika quase mata Doris que é impedida por D que conseguiu se libertar do domínio das três irmãs serpentes. Tentando fugir do castelo, a mão esquerda de D finalmente mostra alguma utilidade ao neutralizar o ataque de um monstro.

Quer uma mãozinha ?

Livre para todas as idades

Com Doris a salvo, voltamos para a cidade aonde Roganzi se encontra com outros capangas do Conde arquitetando a morte de D usando a vela luminosa, que paralisa qualquer um com sangue de vampiro apenas com sua fragrância. Roganzi sequestra Dan e tenta pegar D numa armadilha com a vela, mas falha miseravelmente. Greco tinha escutado o plano de Roganzi e roubou a vela luminosa verdadeira, colocando uma falsa no lugar.

Doris foge para um abrigo com a ajuda do Doutor Feuris que se revela um servo de Lamika. A filha do Conde tenta acabar com Doris mas é impedida por Greco que usando a vela luminosa neutraliza seus poderes vampíricos. Greco quase mata Lamika, mas leva chumbo de Dan que junto de D salvam as duas moçoilas.

Na fazenda, Doris e Dan descansam enquanto D faz a guarda do local. Aqui temos um dialogo interessante que deixa subentendido que D é descendente direto de Conde Drácula. Durante sua vigília ele é surpreendido por Roganzi que havia recuperado a vela luminosa verdadeira e leva uma estaca no coração. Nosso herói é mais uma vez salvo pela sua mãozinha tagarela e parte para salvar Doris.

De volta ao castelo do Conde, Lamika descobre o verdadeiro plano de seu pai que é casar com Doris e usá-la até enjoar assim como fez com sua mãe. Roganzi, que agora virou a casaca após ter a imortalidade recusada pelo Conde, interrompe a sinistra cerimônia de casamento e tenta em vão derrotar o vampirão.


Miolos... Miolos...

D finalmente chega ao castelo e começa a derradeira batalha contra Conde Magnus. A luta é difícil mas despertando poderes até então desconhecidos por ele próprio, D consegue derrotar o Conde. O castelo começa a desmoronar e leva consigo todo o mal de volta para ás profundezas. Doris e Dan se despedem e D parte para sua jornada solitária.

Apesar da animação parecer um pouco datada (o que é natural quando se está acostumado com as produções recentes) o filme é muito bom. Monstros bizarros, muito gore e violência garantem a diversão de quem gosta de uma boa trama de terror. Uma curiosidade desse filme pra quem reparou bem e está familiarizado, é a aparição especial dos personagens Kenshiro e Lynn, de Hokuto no Ken. São do mesmo diretor, Toyoo Ashida, e inclusive D faz uma aparição especial num dos filmes de Hokuto no Ken também.

Lançado oficialmente aqui no Brasil pela Everest Video, o longa metragem contou com vozes famosas em sua dublagem como Nelson Machado (Quico do Chaves) fazendo a voz de D e Wendel Bezerra (Goku, Bob Esponja) dublando Dan. Para quem ficou interessado ele está disponível completo e dublado no YouTube:


Comentários