Conan, O Aventureiro (1997)


Ser fã de Conan tem sido bem prazeroso nos últimos tempos. Tivemos muita coisa relacionada ao gigante de bronze saindo, desde um game online, passando por seus livros sendo relançados e a sua volta a Casa das Idéias. Imaginem a felicidade que eu, fã confesso do personagem, fiquei quando no começo do ano foi noticiado de que a Amazon estaria desenvolvendo uma série do bárbaro. Pelas informações que saíram até o momento o seriado seria inteiramente baseado nos escritos de Robert E Howard e que teria gente renomada em sua equipe como o diretor Miguel Sapochnik (Game of Thrones) e o produtor Warren Littlefield (Fargo, The Handmaid's Tale). Mas essa não é a primeira vez que Conan se aventura em terras televisivas.

Após um desenho animado lançado em 1992, Conan ganhou as telinhas com outra produção desta vez com atores de carne e osso. Produzida em uma parceria entre a Balengica Productions e Keller Entertainment Group, Conan The Adventurer teve apenas uma temporada com o total de 22 episódios. A história seguia mais ou menos o plot do filme de 1982, com Conan escapando da vida de escravo e partindo numa jornada para derrotar o tirano Hissah Zuhl, um feiticeiro maligno que foi responsável pela morte de seus pais. Conan ainda conta com o auxílio de Otil, um esperto anão, Bayu, um guerreiro selvagem e Zzeban, um lutador mudo. Há também a guerreira Karella, personagem claramente inspirada em Bêlit, do conto "A Rainha da Costa Negra", e par romântico do bárbaro.

Arnold Schwarzenegger foi um dos consultores da série 

O tom da série é bem leve e com alguns momentos cômicos lembrando outras produções da época como Hércules e Xena: A Princesa Guerreira. A divindade Crom faz aparições recorrentes durante a história dando conselhos a Conan, semelhante a Zeus no seriado Hércules. O bárbaro aqui é representado como um guerreiro simpático e bom moço, bem diferente da figura carrancuda e cruel dos livros e HQs. O ator Ralf Moeller não convence no papel de Conan e nem de longe tem o mesmo carisma de Arnold Schwarzenegger. Aliás o elenco no geral é bem ruim e os efeitos especiais capengas evidenciam o baixo orçamento da produção, não é atoa que durou apenas uma temporada.

Hissah Zuhl ao contrário do que muitos devem imaginar, não é baseado em Thulsa Doom, vilão que Conan enfrenta no primeiro filme e sim em Yara, feiticeiro que aparece no conto "A Torre do Elefante". A maioria dos personagens e lugares onde se passam as aventuras foram inventados diretamente para a série, somente a Ciméria, terra natal de Conan e Shadizar, a cidade da maldade são nomes oriundos dos contos de Howard. A guerreira hirkaniana Sonja chega a fazer uma aparição num dos últimos episódios do seriado.

O pessoal na faixa de 20 e tantos anos deve lembrar desse seriado que passou na saudosa Sessão Aventura junto de NikitaSinbad e Amor e Liberdade em 1998. Eu nessa época era apenas um pimpolho e não lembro muita coisa, mas pelas minhas pesquisas a Globo não passou todos os episódios. Espero que a série da Amazon seja tão boa quanto o filme de 1982, material para ser usado o personagem tem de monte, porque pior que essa bomba aqui e o filme do Momoa (cruzes) não dá para ficar.



Comentários