Angst (1983)


Hey pessoinhas! Sem dúvida as décadas de 70 e 80 foram muito frutíferas no quesito filmes de serial killers. Clássicos como Halloween, A Hora do Pesadelo, O Massacre da Serra Elétrica e Sexta Feira 13 surgiram nesse período e deram início a franquias de grande sucesso. Mas fugindo um pouco dos assassinos de máscara com poderes sobrenaturais tivemos algumas produções que tentavam explorar de forma realista a mente doentia desses criminosos. Uma dessas pérolas é Angst (1983), filme austríaco baseado na vida do psicopata Werner Kniesek.

No filme acompanhamos o primeiro dia de liberdade de um psicopata que ficou 10 anos recluso. Num primeiro momento nosso protagonista acaba parando numa lanchonete onde avista duas belas jovens, isso acaba atiçando seus instintos assassinos e ele tenta pensar num modo em como convencer suas pretensas vítimas a segui-lo. Sem sucesso ele vai parar em uma mansão onde encontra um rapaz com problemas mentais numa cadeira de rodas, sua mãe e uma jovem e assim realiza todos seus desejos perversos a muito tempo guardados.


O filme todo é conduzido por meio dos diálogos internos do assassino, de forma a aproximar ele ainda mais do espectador. Nós somos colocados dentro da cabeça de seu protagonista, acompanhamos tudo em primeira pessoa, enquanto ele relembra sua infância problemática com a mãe, irmã e o padrasto. Outros destaques do filme são sua trilha sonora composta por um techno oitentista que consegue criar um clima de suspense bem maneiro e seu jogo de câmeras, que nos momentos de surto dão um toque agonizante, desesperador. O retrato cru de um psicopata, apesar da simplicidade da produção e as atuações amadoras, consegue nos prender até o final, um dos exemplares mais interessantes de filmes de serial killers que este que vos fala já teve a oportunidade de assistir.



Comentários