Alien e seus Clones


Lançado em 1979, Alien: O Oitavo Passageiro é um clássico não somente do sci-fi, como também do cinema de horror. Seu clima claustrofóbico e suspense inspiraram, e continuam inspirando diversas obras até os dias de hoje e a figura do Xenomorfo foi imortalizada pela cultura pop. E assim como inúmeros cineastas surgiram tentando se aproveitar da ópera espacial de Guerra nas Estrelas de George Lucas após seu lançamento em 1977, dezenas de produções picaretas também tentaram reproduzir o horror espacial de Ridley Scott. Nesse post irei mostrar os melhores ou piores (dependendo do seu gosto) clones do alienígena mais querido das telonas.

Criatura (1985)

Produção de baixo orçamento (e bota baixo nisso), Creature é uma tranqueira que cópia na cara de pau a película de Ridley Scott. Aqui os membros de um expedição após desembarcarem numa das luas de Saturno para uma importante missão arqueológica, começam a ser mortos por uma criatura alienígena, que os faz voltar à vida como zumbis assassinos. Acho que uma das poucas coisas que se destaca nesse filme é o gore, um prato cheio para fãs de mortes bem sangrentas. Uma curiosidade sobre o filme é a presença do ator Lyman Ward, o pai de Ferris Bueller em Curtindo a Vida Adoidado.




XB Galáxia Proibida (1982)

Claro que num post sobre tosquices cinematográficas não poderia faltar Roger Corman. Forbidden World nos apresenta um agente espacial, que acompanhado de seu robô de estimação viaja para o planeta Xárbia, numa galáxia distante, onde existe uma estação de pesquisa. Mas o que ele encontra no local é um cenário de verdadeiro horror, um terrível monstro mutante nascido de experiências genéticas com animais ameaça a sobrevivência de todos. Também conhecido com o título de "Mutant" em alguns países, essa pérola do cinema trash se diferencia das outras cópias de Alien por apresentar muitas cenas picantes e uma criatura que lembra levemente o Xenomorfo, mas com a adição de tentáculos.




Alien 2 (1980)

Você não leu errado, esse é realmente o título do filme. Alien 2 Sulla Terra é uma bagaceira italiana que tentou pegar carona no sucesso da obra de Ridley Scott se vendendo como uma "continuação" não-oficial. Um ônibus espacial retorna à Terra depois de uma missão desastrosa, trazendo no lugar dos astronautas pedras sinistras que contém seres alienígenas. Um grupo de especialistas enfrenta as criaturas nas profundezas de uma caverna, sem saber a surpresa que os aguarda do lado de fora. Possuindo poucas semelhanças com seu irmão americano, além do título caça niqueis, essa produção extremamente picareta rende alguns bons momentos de gore.




Alien - O Monstro Assassino (1980)

Outra podreira italiana, porém muito mais divertida. Um navio de carga abandonado chega a Nova York, com o porão repleto de ovos que mais parecem abacates. Os ovos fazem parte do maligno plano de um alienígena para dominação da Terra, e que está controlando a mente de um ex-astronauta. Cheio de sangue, trilha sonora da banda de rock progressivo Goblin, atuações bisonhas, e um ridículo monstro de borracha, Contamination merece todo o seu status de cult. "Sem a existência de Alien, não poderíamos ter feito esse filme", disse o diretor Luigi Cozzi, que também nos presenteou com Star Crash, um sci-fi de baixíssimo orçamento com a presença de nosso querido David Hasselhoff.




Galáxia do Terror (1981)

Por fim uma das mais famosas cópias de Alien, Galaxy of Terror é outro clássico trash com produção de Roger Corman. No futuro, nos confins da galáxia, uma missão de salvamento viaja até um planeta desconhecido, onde a tripulação de uma espaçonave desapareceu anteriormente. Chegando ao local, encontram uma misteriosa pirâmide que parece materializar todos os seus piores medos, matando-os um a um. Essa película ficou muito conhecida pela fatídica cena de estupro protagonizada por uma centopeia alienígena e uma das personagens. O roteiro do filme é totalmente sem pé nem cabeça, mas quem se importa se temos muitas cenas de gore e a presença de Robert Englund (o Freddy Krueger da série A Hora do Pesadelo). Os cenários são muito bem produzidos e possui um clima claustrofóbico do espaço muito bem construído. Aliás, a produção de designer é de ninguém mais ninguém menos do que James Cameron, que curiosamente anos mais tarde seria diretor de Aliens: O Resgate.



Menções honrosas: Planeta do Medo, Dark Universe, Abismo do Terror, O Parasita, The Deadly Spawn, Biohazard e muitas outras tosqueiras, afinal no espaço ninguém pode ser processado por quebra de direitos autorais.

Comentários