Review: A Roda do Tempo ou Como Se Tornar Um Leitor Compulsivo Sem Perceber



Ah, a jornada do herói. Tão genial quanto é manjada. Tão garantia de sucesso quanto é enjoante. Por isso é tão bom encontrar exemplos de historias que subvertem os clichês do gênero e até os clichês da propria industria do entretenimento. Historias que são tão bem feitas em si mesmas que resistem não só ao teste da critica quanto ao teste do tempo. E afinal é disso o que se trata no fim.  Essa é A Roda do Tempo.
Escrita por  Robert Jordan e,após sua morte, os três volumes finais por Brandon Sanderson,essa obra de 14 volumes vem sendo lançada no brasil a alguns anos pela editora intrínseca (PATROCINA NÓIS PFV),tendo sido lançados os 5 primeiros livros.  Robert Jordan,que escrevia historias do conan para a Tor books,sua editora, em 1984  teve a ideia para a historia,que inicialmente seria uma trilogia. O primeiro volume, o olho do mundo, foi um sucesso de critica e vendas,tendo sido considerado na época a maior obra de fantasia pós tolkien. Em 2007,com o falecimento de Jordan, Brandon Sanderson foi escolhido pela viúva do autor para terminar a historia,com a ajuda de manuscritos deixados pelo autor. Mas chega de background, "que porra de historia é essa? " você me pergunta. Então,vamos a historia em si,sem muitos spoilers ,tirando um ou outro bem de leve.


É preciso dizer,antes,que a magia nesse mundo funciona de um jeito um pouco diferente de outras historias. Nesse mundo há os "AES SEDAI",magos que podem usar o poder da Fonte Verdadeira,o poder do Deus criador do mundo. Essa energia é manipulada tecendo fios do poder,como um tecido mesmo. Os Aes Sedai inicialmente eram homens e mulheres ,mas na epoca da historia são apenas mulheres. O motivo é que a muito tempo atrás um grande Aes Sedai chamado Lews Therin Telamon, conhecido como O Dragão, causou uma grande catástrofe que quase libertou "O TENEBROSO",o diabo da historia, e contaminou a parte masculina do poder,chamada de "saidin". Isso causou uma destruição sem precedentes, mas o Dragão,com a ajuda de alguns outros aes sedai conseguiu prender o tenebroso em sua prisão,junto com os aes sedai malignos,chamados de "Os Abandonados". Mas o tempo passa.Foi profetizado que o Dragão renasceria quando o Tenebroso estivesse prestes a escapar, e salvaria o mundo,ou o destruiria. E é aí que entra o protagonista da historia 3000 anos depois, Rand al'Thor, um simples pastor que é a reencarnação do dragão, e que ficará conhecido como "O Dragão Renascido".

Essa é uma sinopse bem simples da historia,só pra introduzir o leitor desavisado ao universo da roda do tempo. Eu sei o que voce está pensando: "mas porra zé,essa merda é só a jornada do herói tudo de novo,nós ja vimos um monte de vezes essa merda",calma caro  ̶i̶m̶b̶e̶c̶i̶l̶ leitor mas é aí que você se engana,por vários motivos.
A roda do tempo não é de forma alguma uma historia manjada. Os personagens secundários tem tanta ou mais importância que o principal. O que eles fazem importa e muito,PRINCIPALMENTE AS MULHERES, que tem um destaque enorme na historia,porque são as que controlam a magia. As aes sedai nesse mundo tem um enorme poder, politico inclusive,porque tem até um reino próprio,e agem como mediadoras entre os diversos reinos,numa referencia ao papa,na idade media.
                                      

Os personagens secundários são extremamente carismáticos. Você realmente se importa com o que acontece com eles,voce não torce pro capitulo deles acabar logo como em CERTAS OUTRAS FRANQUIAS. O background deles é muito bem explorado,você entende as motivações deles. Até os vilões são bem explorados eventualmente na historia.

Os personagens evoluem,voce sente que eles aprendem com os erros,e se tornam pessoas diferentes conforme a historia avança. Você vê como o protagonista, Rand Al'Thor, vai evoluindo de um moleque virjão que não sabe porra nenhuma,pra um personagem forte,mas não um super homem que não tem falhas. Ele é alguém tentando fazer o melhor que pode,conforme a situação piora,mas ele é por vezes teimoso e ingênuo,características que ele vai perdendo conforme a historia avança.

Aí você me pergunta "mas porra zé, é uma historia legal e tal,mas é perfeita?não tem nenhuma falha?" Olha, não é perfeita. Tem uma ou outra situação que você eventualmente vai pensar "isso podia ter sido diferente".  Tem uma personagem que as vezes exagera na chatísse (sim nynaeve,eu estou olhando pra você) mas aí já é gosto pessoal,outras pessoas podem gostar dela. O que eu quero dizer é que é uma historia excelente, vale e muito a compra dos livros, as coisas boas compensam e muito as falhas ,que são bem raras e pontuais.Tem muitas referencias a cultura pop,filmes,religiões diferentes,culturas diferentes,não é só um mundo emulando a Europa medieval,longe disso.Você dificilmente vai ficar entediado enquanto lê. Essa é a minha serie de livros preferida, SIM, NA FRENTE DAS CRONICAS DE GELO E FOGO, EU DISSE,NÃO ME LINCHEM!! sem duvida depois que você for capturado pelas referencias junguianas e judaico cristãs( sim corto,pode ler que tem) você não vai parar até ler todos.

Nota: 10