Mitologias Negligenciadas - Hindu

Olares,

Finalmente cumprindo a promessa que eu nem lembro se fiz, aqui começa uma série com histórias da mitologia hindu. Parte das lições de moral por trás dessas histórias é a base pra muitos livros de auto-ajuda e aquelas histórias chatas que seus parentes trocam nos grupos do Whatsapp - eu recebia por email no fim dos anos 90 - mas por algum motivo racista as histórias da mitologia hindu não povoam os filmes e séries dos gringos. Mas eu e você já tivemos contato com alguns de seus personagens e lendas assistindo Ésse-agá-ú-érre-á-tê-ó Shurato!!!

E vamos começar logo com bizarrice. Existe uma lenda que explica porque Ganesha tem cabeça de elefante. 


O Abuh tem uma imagem de Ganesha nos fundos mercadinho dele.

Enfim, o que a lenda diz é que Shiva - supostamente o pai - estava viajando e não sabia que Parvati estava grávida. Parvati deu a luz e Ganesha cresceu muito depressa, tornando-se um jovem moçoilo antes mesmo que Shiva retornasse de sua viagem. Acontece que quando Shiva - sim, suas impressões não estão equivocadas, este Shiva é aquele que quer destruir tudo no desenho do Shurato - volta pra casa, Parvati está tomando banho no rio, enquanto Ganesha vigia os arredores pra ninguém ver a mãe pelada. Quando o menino tenta impedir Shiva de entrar em casa, o cara nem pergunta quem é e já mata o garoto só com o olhar. Enquanto o deus da destruição saca a espada e arranca a cabeça do jovenzinho, chega Parvati, fazendo escândalo e dando tapa. 

Felizmente Ganesha é um deus, o que significa que é imortal. O único problema é que a cabeça que Shiva acabou de arrancar não pode mais ser colocada de volta, então o esquartejado pega uma cabeça de elefante que tava lá por perto, enfia no pescoço e é isso aí, tudo resolvido!!

Quarta tem mais.

Comentários