Carangas e Dinossauros


Bons tempos, bons tempos. Bem, eu nasci nos anos 90, época aonde ter computador em casa era coisa de "Playboy", video game estragava a televisão (desculpa esfarrapada criada pelos pais) e os fliperamas imperavam supremo. Todo bar de esquina era obrigatório ter uma máquina de fliperama, jogos como Street Fighter II, Final Fight, The King of Fighters 97 e outros eram a alegria da molecada do bairro.

Perto da minha escola tinha um lugar chamado "Play Games", uma garagem de uma casa aonde uma velhinha simpática chamada Marisa montou seu negócio com seu filho. Eram várias máquinas com os jogos já citadas acima e ainda tinha consoles como Playstation 1, e mais tarde o Playstation 2 (Play2 como a gente chamava), aonde pagávamos o valor de 1R$ para jogar uma hora de qualquer jogo que eles tinham lá guardados. Dino Crisis e Vigilante 8 (ambos do PS1) eram meus preferidos.

Mas uma das máquinas me chamava a atenção, era o beat'em up (brigas de rua) Cadillacs and Dinosaurs da Capcom. O que mais me chamava a atenção nesse jogo era que ele unia duas coisas que eu e a maioria das crianças da época gostávamos: lutas e dinossauros.


O enredo do jogo é diretamente baseado nos quadrinhos Xenozoic Tales, escrito e desenhado por Mark Schultz, cuja publicação começou em 1987. A série durou 14 números e foi reimpressa por várias editoras, incluindo Kitchen Sink Press, Marvel e Dark Horse. Na história a humanidade entra em colapso e os sobreviventes são obrigados a viver por séculos em cidades subterrâneas após inúmeros desastres naturais causados pela poluição. Ao voltar para a superfície, no ano de 2513, os humanos descobrem que a Terra foi repovoada por dinossauros, que a princípio eram dóceis e conviviam de forma pacífica com os humanos, até que começaram a sofrer ataques de uma gangue chamada Black Marketers, que caçavam os dinossauros e cometiam outras atrocidades sem motivo aparente. Isso fez com que os dinossauros se tornassem hostis com os humanos e começassem a atacar povoados. A fim de colocar as coisas em ordem novamente, Jack Tenrec, Hannah Dundee, Mustapha Cairo e Mess O'Bradovich decidem juntar-se contra as ações dos Black Marketers e iniciam uma busca aos membros da gangue e seus líderes.


A mecânica do jogo não tinha nada de inovador, era parecida com outros jogos da época, como Final Fight, outro sucesso da Capcom. O negócio era andar e descer a porrada em quem aparecesse pela frente, tanto humanos como dinossauros. Também dava para pegar armas de fogo, porretes e armas brancas que os inimigos deixavam pelo caminho. As fases do jogo eram ambientadas em florestas, pântanos, cidades devastadas, desertos e etc.

Eu sempre fui um noob, nunca consegui zerar Cadillacs and Dinosaurs, e nenhum outro jogo que tinha no estabelecimento da Dona Marisa, mas gastei minha mesada toda em horas e horas de jogatina apos as aulas.

Seguindo o exemplo de outras franquias da época, Cadillacs and Dinosaurs acabou ganhando um desenho animado para a TV, que chegou a passar aqui no Brasil no programa Band Kids na Rede Bandeirantes. Eu tenho boas lembranças desse desenho, apesar dele ter sido cancelado por baixa audiência nos EUA, ele me divertia.


Provavelmente nunca veremos os quadrinhos de Xenozoic Tales serem publicados aqui no Brasil, mas temos a internet aí e os scans podem ser facilmente encontrados. Seria uma boa se algum estúdio de Hollywood se interessasse e adaptasse a série para as telonas, seria tipo uma mistura de Mad Max e Jurassic Park. Sonhar não custa nada.

Comentários