Zeiram


Férias acabando mas eu não podia deixar de fazer mais um post sobre cinema bagaceira para vocês. Continuando minha jornada pelos recantos mais obscuros do meu HD dei uma conferida em mais alguns filmes japoneses e me deparei com essa produção, que de início não me parecia grande coisa mas no fim me surpreendeu bastante. 

Zeiram (1991) é um divertido filme de ficção científica, dirigido pelo cineasta e artista japonês Keita Amemiya. Conhecido hoje em dia pela franquia Garo, Amemiya trabalhou como character designer em vários seriados tokusatsu, dentre eles: Spielvan, JibanWinspector, Kamen Rider Black e Black RX, só para citar os que passaram na TV brasileira. A história é sobre um poderoso alienígena chamado Zeiram que vem parar na Terra. No seu encalço vem Iria (Yuko Moriyama), uma caçadora de recompensas e seu parceiro, uma IA chamada Bob (dublado por Masakazu Handa). Iria planeja atrair a criatura para uma dimensão paralela e assim prendê-la, mas as coisas dão errado quando dois atrapalhados funcionários  da empresa de eletricidade, Kamiya (Yukijiro Hotaru) e Teppei (Kunihiro Ida), acabam mergulhando na dimensão paralela junto com seu monstruoso adversário. Agora Iria deve resgatar os paspalhos e parar a máquina de matar alienígena antes que ela reivindique mais vítimas. 

Aqui tudo é bem contido para disfarçar o baixo orçamento, muitas cenas gravadas no escuro com fumaça, mas que não tiram o seu charme. O uso de stop motion em alguns momentos pode causar estranheza em quem não é acostumado com produções do gênero, mas as cenas de luta engenhosas e criativas compensam tudo issoIria é uma verdadeira personagem de anime em carne e osso, uma guerreira bad-ass e ao mesmo tempo graciosa. A criatura Zeiram é muito imponente, parecendo um samurai mutante cheio de esteroides, se transformando e se remodelando enquanto nosso trio de heróis tenta destruí-lo. A criatura tem algumas habilidades bem maneiras, como o poder de comer uma vítima e usar seu material genético para criar outros lacaios. Kamiya e Teppei funciona muito bem como alívio cômico, conseguindo ganhar a simpatia do telespectador. Outro destaque são as armas e acessórios que Iria utiliza no decorrer do filme, muito criativos e que vão agradar qualquer fã de tokusatsu.


Nossa heroína ativando seu traje de batalha


Chiquérrimo


Vem pro pau cabeça de cogumelo


Passado três anos tivemos a sequência, Zeiram 2 (1994) com a volta da caçadora de recompensas Iria tendo que batalhar com uma nova encarnação do vilão que dá nome ao filme. Nesse meio tempo tivemos um anime, Iria: Zeiram the Animation (1993) composto por 6 episódios e que mostrava o passado de nossa protagonista como uma caçadora novata e seu primeiro contato com Zeiram. Isso contradiz um pouco os filmes, o que implica que o primeiro encontro de Iria com Zeiram teria sido no primeiro filme. Iria e Bob estão de volta a Terra numa missão para readquirir um antigo dispositivo de transporte alienígena juntos de um novo parceiro, o falastrão Fujikiro (Hiroyuki Tanaka). Durante a missão Zeiram ressurge dessa vez com um novo corpo maior e mais poderoso. As coisas pioram quando Fujikiro trai Iria para roubar o dispositivo e transporta todos para uma dimensão paralela. Teppei e Kamiya descobrem que Iria está de volta e não medem esforços para ajudar sua velha amiga.

Temos praticamente a mesma história do primeiro filme, com a adição de novos personagens e produção mais bem trabalhada. Claramente com mais orçamento o filme tem efeitos especiais, maquiagem e cenas de ação melhores.  Iria está com o visual um pouco diferente, bem mais parecido com o do anime. Kamiya e Teppei tem maior participação nas lutas e garantem ótimas risadas. A atriz Yuko Moriyama ficou famosa durante os anos 90 por fazer papeis em filmes de ação e chegou a trabalhar com Amemiya em outras produções, mas parece ter encerrado a carreira após os anos 2000. Uma pena não ter tido um outro filme para fechar uma trilogia. Fico imaginando que essa história teria dado um ótimo seriado para TV, seria interessante ver Iria combatendo outros criminosos intergalácticos enquanto vive na Terra.







Para quem ficou interessado, o pessoal do Perfect Zect legendou os dois longa metragens e eles estão disponíveis no site do fansub para download.

Comentários