Vingadores: Guerra Infinita - ESTA É UMA RESENHA COM SPOILERS, SEU CHORÃO!!!

100OR que preguiça! Eu sei que você saiu do cinema impactado, eu também saí, mas por que não encarar esse filme com sinceridade?! Eu também chorei quando o menino Peter Parker abraçou o Tony Stark, falando que não queria morrer, mas, como eu falei agora a pouco pra um ex-companheiro de área de comentários: esse filme deveria ser um Senhor dos Anéis e saiu um Hobbit. Tem uma porrada de personagens, uns atores famosos pra caralho, várias cenas de ação, efeitos especiais bem acabados, uma pretensão enorme... porém...


Vou reclamar de tudo na ordem em que eu for me lembrando, e no final, se eu conseguir, falo dos pontos positivos.

Começando por Tony Stark x Pepper Potts... cara, não dá. Nos dois primeiros filmes solo do Homem de Ferro, era ótimo ver os dois juntos na dinâmica multimilionário irresponsável x secretária supereficiente. A partir do primeiro Vingadores e no terceiro filme do herói, os dois já são um casal, mas ainda se comportam juntos como multimilionário irresponsável x secretária. É uma bosta. ELES DEVERIAM SER O CARALHO DE UM CASAL INFERNO!!!! Essa dinâmica sempre evidencia e traz de volta o Tony Stark imaturo... que já teve seis filmes pra melhorar e amadurecer, mas basta estar ao lado do namorada, que volta a ter treze anos. Porque ser um babaca (adorei o Dr. Estranho chamando ele de douchebag ♥) não é suficiente, tem que ser totalmente depende da secret... oooops, namorada. Não faz sentido depois de todos os eventos pelos quais o personagem passou no MCU, que ele sempre volte pro eterno adolescente... tanto que esse comportamento some quando a Pepper não está. Homem Aranha de Volta ao Lar já tinha deixado bem estabelecida a relação entre Tony e Peter, não precisava dessa ladainha "ain o filho provável filho chamado Morgan que a gente não vai ter". Desnecessária e irritante essa cena.



O filme também peca na falta de referência. Eu entendo que se a Viúva Negra acerta o emissário do Thanos com a própria lança do cara, esse golpe possa ser mortal. O que eu não entendo, é como a Viúva Negra enfrenta de igual pra igual um cara desses. Qual é, com um milhão de demônios, a escala de força, agilidade e resistência dos humanos sem nenhum tipo de mutação no MCU?

E por falar em força, o que aconteceu com o quanto maior a surra mais e irritado e mais forte fica o Hulk? O único motivo que eu consigo imaginar praquela surra tão sem graça (tão sem graça quanto a maior parte das cenas de luta desse filme) e pra recusa posterior em aparecer, é que a Marvel quis fazer dois filmes sem necessidade. Eu acho até ok uma empresa de entretenimento querer estender uma franquia ao máximo, afinal não é um serviço de caridade, e eu não reclamo de filme de super-herói, sou um verme e vejo todos. O que me ofende é ser feito de forma tão óbvia e preguiçosa. A explicação no próximo filme provavelmente vai ser "porque ele me bateu" e é isso aí.

Assim como não tem nenhuma boa (nenhuma, ponto) explicação pra Nebula não ter impedido o Quill na cena em que eles quase tirar a manopla do Thanos. Ela tava lá parada sem fazer nada. NADA. E não só ela não faz nada, como nenhum personagem grita "Nebula, segura esse merda, caralho!!!!" O que poderia ter dado oportunidade dela recusar e se explicar (nem que fosse simplesmente virando a cara, deixando claro que não liga). Ou mesmo se juntar ao Peter Quill, o que faria muito mais sentido do que ficar parada lá se remoendo. Mas a história não podia ter só um filme, precisava de dois de todo jeito. Então também vamos colocar o Thor coçando o cu num toco no meio da floresta ou fazendo qualquer outra merda em lugar de aparecer pra bater no Thanos antes dele chegar no Visão. Nesse intervalo o Thor, com o Rompe-Tormentas, poderia: ter destruído a manopla espalhando as jóias, ter arrancado o(s) braço(s) do Thanos, ter acertado ele na cabeça depois de acertar o peito e ver que não fez efeito. Mas precisa de dois filmes, então vamos colocar esse furo óbvio no roteiro, as pessoas vão ficar tão tristes com a morte do Homem-Aranha que nem vão pensar nisso. CATARSE!!!!

Eu acredito que problemas como esses todos que citei, são recorrentes nos bons-filmes-medíocres da Marvel, mas a falta de um bom vilão e de cenas de ação empolgantes não me permitiu passar por cima deles, tal qual filmes como Capitão América: Soldado Invernal, Pantera Negra, Avengers, etc. Esse tem o boneco de cera Josh Brolin, que tem como objetivo de vida fazer papéis ruins na maior quantidade possível de filmes baseados em histórias em quadrinhos. Nível zero de expressão e ar desanimado o tempo todo na cara de CGI do Thanos. Espero que fique estabelecido de uma vez por todas que Josh Brolin e vilão de CGI são duas coisas que não podem mais acontecer em filmes. Tanto juntos quanto separados. CHEGA DESSE CARA!

As cenas de ação, que são o forte dos irmãos Russo, são tão fracas nesse filme!! Eu elogiei tanto os anos de planejamento e evolução da Marvel na resenha de Pantera Negra, e agora a gente recebe isso. Eu só consigo me lembrar de duas boas cenas: o ataque ao templo e em Titan, quando eles tentam tirar a manopla. E é isso, o resto é só soco e poderzinho. Esse, justamente esse, que deveria ser o filme pro qual eles deveriam preservar a criatividade, ficou com cenas tão "tá". E aquele exército genérico?

E por falar em genérico,"uma alma por uma alma"?! Oi?! Num universo cinematográfico em que tudo é ciência? Em que deuses na verdade são aliens, em que plano espiritual na verdade são dimensões? Só faltou colocar o Caveira Vermelha pra citar o Maktub. Caveira Vermelha que aliás nem deveria estar ali. Por que um humano foi parar lá? Não tinha guardião antes dele tentar pegar o Tesseract? Ele foi a primeira pessoa a fazer isso? A joia da alma ficou lá até a 2ª Guerra acontecer aqui na Terra? Achei toda essa parte um cocô. Tentaram criar um relacionamento entre a Gamora e o Thanos que nunca foi sequer insinuado nos dois filmes de GotG. O que nós vimos no MCU até agora (e até mesmo em Guerra Infinita) é que os filhos de Thanos são seus soldados, e a Gamora é a melhor. Mais nada. Mas agora, uns flashbacks da destruição do planeta natal da Gamora, e o Thanos já é um pai cheio de amor.

De toda forma, ainda assim é um filme muito superior aos das concorrências (sim, eu sei que Logan é foda e que Deadpool ficou muito bom, não estou falando desses!!). Efeitos impecáveis; as piadas estão MUITO boas e contextualizadas (não lembro de nenhuma que tenha feito eu pensar "tinha que ser filme da Marvel!"); os atores (tirando o Josh Brolin) parecem todos tão à vontade e conscientes em dar o seu melhor nesse começo de despedida; as duas boas cenas de luta quase valem o filme inteiro (pena que as genéricas sejam tão tããããããoooooo genéricas); Benedito é feio porém que vozeirão, senhores!! deus me dibre mas quem me dera!; eu tenho que reconhecer o esforço que foi feito no sentido de dar a cada personagem uma pequena participação significativa; ver a Wanda Maximoff destruir uma Jóia do Infinito ao mesmo tempo em que atrasa o Thanos só não é melhor do que seria ver os poderes originais da HQ; toda a sequencia do Thor dentro da nave dos GotG é sensacional; assim como Tony dentro do templo, e o Wong e o Dr. Estranho juntos; e apesar de achar muita covardia não deixar o Thor caolho nem mesmo por um filme inteiro, também reconheço que a Marvel finalmente teve um fiozinho de coragem em matar personagens importantes (o que não faz muita diferença quando o estúdio já anunciou sequências de filmes solo de personagens que morreram). E parabéns por aqueles créditos lúgubres.


Agora vamos às perguntas que ficam com o filme:
- a Valquíria morreu?
- COMO é possível uma seqüência de Homem-Formiga depois desse filme?
- aquelas cenas falsas do trailer na verdade são da seqüência?
- quebrou a manopla mesmo?
- cabou toda a tropa Nova?
- será se o Thor morrer, teremos Bill Raio Beta usando o Rompe-Tormentas (provavelmente não, o nome deve ser só fanservice =C)?

E para o próximo filme, minhas previsões:
- talvez, vejam bem, talvez o filme do Homem-Formiga termine de alguma forma que não sei explicar e precisaria de muitas reviravoltas, com ele e a Vespa, ou só ele, no mundo da Joia da Alma, não consigo imaginar quais desdobramentos isso poderia ter.
- Shuri traz o Visão de volta.
- apesar da Capitã Marvel aparecer e certamente fazer muita diferença, são os Vingadores originais que vão resolver a treta (óbvio, considerando quem sobreviveu), até porque, é o filme de despedida dessa galera.
- Tony Stark ou Steve Rogers vão morrer, ou os dois.
- o Hulk vai rasgar o Thanos ao meio, já que o Draxx desse universo não é capaz
ou
- eles conseguem trazer a galera de volta antes de derrotar o Thanos.
- Loki engana o Thanos de algum jeito e é morto outro vez, mas
- Homem-aranha pega a manopla.
- Hulk E Draxx rasgam o Thanos ao meio.
e em qualquer dessas possibilidades e mesmo se eu errar todas as outras previsões:
- quem salvou o universo na verdade foi o Dr. Estranho.

Só pelo amor de qualquer deusa, não façam o Thanos ser derrotado pela mini Gamora no mundo da Joia da Alma!!!

Comentários