Reflexão Sobre Culpa, Rancor, Perdão e Auto Aceitação

                    Resultado de imagem para culpa

   Esse texto é outro que eu começo com uma ideia e nunca sei o que vai sair. Andei pensando e queria compartilhar algumas coisas.

  Eu sou uma pessoa rancorosa. E isso é um problema. Eu sempre pensei que  guardar rancor fosse algo bom pra mim, porque sempre sofri com o que eu via  ( e vejo) como algumas injustiças, coisas cruéis que aconteceram comigo e que se eu esquecesse, aquilo ia ficar impune. Nesse momento, escrevendo esse texto, um filme acelerado com algumas coisas que me magoaram passa na minha mente, e eu sinto algumas coisas como se acontecessem de novo.
    Tenho percebido que ficar remoendo essas coisas tem me prejudicado mais do que eu admitia até agora. Ao mesmo tempo que o sentimento de querer se lembrar das coisas que aconteceram pra poder se vingar depois é algo natural pra mim, eu provavelmente nunca teria a chance de se vingar de todo mundo de quem eu guardo rancor, "então porque guardar rancor? porque ficar se lembrando das coisas?" é porque pra mim parece que eu sou o unico que se importa.
   Muitas vezes na minha vida eu olhei pra cima , caído na lama, esperando encontrar uma fagulha de empatia e na maioria das vezes só encontrei indiferença ou coisa pior. Talvez eu seja o cara que acertou na loteria da vida pra só interagir com filhos da puta, mas algumas que aconteceram me marcaram dessa forma.
   Talvez seja minha culpa. Se eu tivesse agido diferente, se eu tivesse causado uma impressão melhor nas pessoas, talvez eu não tivesse sofrido o bulling que sofri, talvez menos pessoas tivessem me odiado gratuitamente. Não sei. Penso nisso as vezes.
    Resultado de imagem para coerencia

Uma coisa que tem sido uma regra bem importante na minha vida desde muitos anos atrás é a questão de não chorar pelo leite derramado, não ficar declarando guerra ao mar. Eu sou quem eu sou, tenho que aceitar minha vida como é.  Aceitar as coisas como são, economizar energia pra as coisas que são faceis de ser mudadas. Você é quem você é , seja coerente, escolha algo pra ser, mas se sua regra for não ter regras, ótimo, vá nessa. O importante é a coerencia.
   Eu tenho encontrado problemas pra deixar o passado pra trás, deixar o que aconteceu de lado, o rancor, perdoar e esquecer, porque uma das regras que eu sempre tive foi me lembrar das coisas. Pra provar que o que aconteceu foi errado. Provar que não é porque só eu me importo e me lembro que aquilo que aconteceu não importou. Não foi errado. Mas isso acaba sendo um problema, porque isso tem me deixado doente. Não sou de acreditar em metafisica, mas acho que ter esse , pra citar um famoso juiz,  "mal sentimento" todo, tem me prejudicado mais do que ajudado. Imagino que tenha me ajudado a sair de algumas crises só com a força do ódio teimoso e incoerente, mas tem me tornado um ser humano um tanto lamentavel.
     Mudar talvez seja a saída. Talvez eu nunca mude por completo, talvez eu seja sempre o cara bebendo sozinho no canto da festa. Mas talvez eu consiga deixar algumas coisas pra trás no fim.
     Não era o que você esperava de um texto meu, eu sei. Não quis tentar dar lição de moral de forma alguma. É que tenho olhado mais pra dentro nos ultimos tempos. De qualquer forma, se você chegou ao final desse texto, parabens. e Obrigado
    inté

Comentários