Pantera Negra, ou a Vitória do Planejamento a Longo Prazo

Deu spoiler da resenha no título.

Esse filme significa tanto pra mim que estou fazendo a resenha agora mesmo, que eu acabei de chegar em casa. Nem fui no banheiro ainda (eu lavei as mãos, gente, calma).

Pantera Negra é mais um filme padrão Marvel? É. E não é. É tanto mais que isso!!!!


Pantera Negra é um filme padrão Marvel: já começa logo com uma cena de ação pra fisgar o público e a galera entender que tem ali um produto no mesmo nível que os demais filmes de super-herói. Já tem também uma piadinha - essa como poucas nos filmes da Marvel, encaixada. As cenas de ação continuam entregando o padrão Marvel durante todo o longa, desde o confronto na coroação de T'chala à perseguição do bando de Ulysses Klaue (conforme vimos nos trailers, porém muito mais).

Pantera Negra é um filme padrão Marvel: designs, figurinos, ambientação, tudo fazendo justiça - e eu diria, melhorando - o gibi.

Pantera Negra é um filme padrão Marvel: fotografia clara e alegre, piadinhas, apesar de poucas, como em Soldado Invernal, personagens grandes e pequenos, todos carismáticos.

Pantera Negra é mais que um filme padrão Marvel: não tem só um cara negro como protagonista do filme, o elenco é majoritariamente formado por pessoas negras, a ambientação e o figurinos foram claramente estudados para formarem uma nação autêntica e não um simulacro de algum país africano. 

Pantera Negra é mais que um filme padrão Marvel: o roteiro tem discursos, diálogos, cenas, objetos e até piadas que refletem ou esbarram na história da colonização e resistência dos povos africanos.

Pantera Negra é mais que um filme padrão Marvel: a guarda especial do rei, formada exclusivamente por mulheres negras - e que lutam fodamente - arrancaram lágrimas de felicidade dessa mulher negra que escreve aqui, e que nem tinha ideia do quanto esperou por isso. E não, não é como ver o filme da Mulher Maravilha, porque Mulher Maravilha tinha desde que eu era criança nos Super Amigos. Eu, e tantas outras, precisávamos era disso. Mulheres negras que não são vítimas, não são magical negros, não são coadjuvantes engraçadinhas ou black angry girls.

Pantera Negra é mais que um filme padrão Marvel: o vilão Killmonger conseguiu em um filme o impacto e o carisma que o Loki precisou de três filmes pra construir.

Pantera Negra é mais que um filme padrão Marvel, porque a Marvel fez seu padrão. Trabalhou devagar e seguindo seu plano, mesmo com os fracassos, mesmo com os bons filmes medíocres, o estúdio foi seguindo. Fazem dez anos e o presente da Marvel pra nós é o Pantera Negra. Pode parecer que é Infinity War, mas não é. Não é porque não tem nada demais em reunir super-heróis contra um mega vilão, não mais em 2018. Mas é preciso muito chão e muita confiança de investidores pra fazer um filme com um elenco como esse, diálogos como esses, falados com sotaque, cenários como esses. Pra que Wakanda fosse possível, foram necessários dez anos.


Olhando tanto o gráfico de reviews quanto essa imagem comemorativa, é possível perceber que ainda falta muito para arranharmos o mínimo do nosso ideal, mas o primeiro passo está aqui e foi da Marvel.



Tem tanta coisa que eu queria comentar tanto por ter sido lindo de ver no cinema, quanto porque quero sacanear vocês com spoilers, mas dessa vez, só dessa vez vou me segurar porque esse filme é foda demais. 

Wakanda forever!


Olhem lá... ali... O que é aquilo? É um pássaro? É um avião?

Não! É o... o... CHUPA DC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários