Adaptações de Anime/Mangá: Qual é o Problema?

Uma discussão sobre esse assunto cada vez mais recorrente na cultura pop.



Grandes estúdios sempre vem tentando deslanchar uma adaptação boa de obras do sol nascente com ou sem sucesso, muitos dizem que Hollywood não consegue e nem vai conseguir adaptar um mangá ou anime japonês, mas porque é tão difícil adaptar essas obras pra telona, qual é a solução? Alguns dizem que é a fidelidade, mantenham a obra com todos os aspectos do original que é sucesso na certa, mas será mesmo?

Pra mim, pra se fazer uma obra decente é mais ou menos o exato oposto disso: Não se fixem muito na obra original, adaptem o que for possível, mantenham a premissa da obra original, e o principal, SEJA UM BOM FILME.

Um dos grandes problemas de adaptações americanas e japonesas é que uma não consegue saber como adaptar um material extenso em um filme de 2 horas e outra faz adaptações extremamente caricatas tirando o realismo necessário de um live action, o ideal seria manter características essenciais do anime enquanto adapta de uma forma coesa alguns elementos. Alguns exemplos de boas adaptações mas com modificações que não prejudicam o filme:
Edge of Tomorrow, adaptação de All You Need is Kill, premissa do manga mantida (Humanos contra alienígenas, soldado tem a habilidade de resetar um dia cada vez que morre e usa isso em sua vantagem) mas personagem, locação e enredo modificado.

Oldboy, adaptação de Oldboy (heh), premissa mantida (Homem é trancafiado sem motivo por 15 anos, e sai pra buscar vingança) mas enredo, e algumas mudanças extremas em relação ao manga.

E isso me leva a falar de duas adaptações que irão sair consequentemente uma ocidental e oriental, uma que na minha opinião vai ser boa e uma que infelizmente me parece que está indo pelo caminho errado: Death Note e Fullmetal Alchemist.

Eu tenho visto ultimamente muito hate em cima do Death Note da Netflix por ter muitas mudanças nos personagens em relação ao mangá, mas essas mudanças são necessárias já que o contexto é totalmente diferente do mangá original, é uma adaptação em outro pais, cultura extremamente diferente, se tentassem mesclar as duas culturas não iria sair um bom filme (EU ESTOU FALANDO DE VOCÊ, DRAGONBALL EVOLUTION).

Já Fullmetal Alchemist apesar de ser "fiel" visualmente cai em uma contradição, apesar de ser semelhante ao mangá original ele se sai um tanto caricato quando se passa pro mundo real, alem de me parecer um filme um tanto quanto preguiçoso sem inspiração alguma feito apenas pra tirar uns tostões dos fãs japoneses, sinceramente, esperava um pouco mais de capricho com essa obra que eu gosto tanto.
(sim, aquilo é uma pata de dinossauro)

Enfim, qual é a sua opinião? mangas e animes estão fadados a terem adaptações merdas? ainda há esperança? Deixe um comentário pra eu saber sua opinião ^^

Comentários