5 Melhores Distribuições Linux Pra Iniciantes


Alguns dos leitores desse blog que me conhecem melhor sabem que uma das minhas paixões é o linux. Apesar da fama ruim, de ser muito difícil ou feio ou que não tem jogos, coisas que já não são verdade faz muitos anos, o linux é um ótimo sistema, muito rápido e estável. Mas pra quem sabe pouco ou nada, saber qual sistema instalar primeiro é meio complicado, até porque tem muita desinformação nas internets. Pensando nisso , e até como forma de apresentar o linux pra vocês, separei 5 distribuições interessantes pra você que nunca instalou. Lembrando que antes de instalar, é bom voce procurar por tutoriais na internet ou no youtube, pra evitar problemas.

Linux Mint
https://www.linuxmint.com/



O Mint é uma das distribuições que eu mais gosto, principalmente porque vem com muita coisa instalada por padrão, então se você não sabe instalar programas no linux ou as vezes só quer um sistema pronto o mais rápido possível, essa é a sua escolha. Ele tem um instalador muito fácil, e você pode instalar programas nele apertando um botão com a central de programas.

Deepin linux (ou deepin os, ou linux deepin, ele mudou algumas vezes de nome)
https://www.deepin.org/en/



Essa Distribuição vem fazendo bastante sucesso ultimamente por conta da beleza, conheci o Deepin já deve fazer uns 4 ou 5 anos, e tinha uma aparência bem diferente, bem inspirada em outras. Nesse meio tempo os desenvolvedores chineses melhoraram muito a distro, tanto em beleza quanto em funcionalidade. Essa talvez seja a distribuição mais bonita atualmente, apesar de que beleza é subjetivo, mas é com certeza uma ótima distribuição para iniciantes ou só quem quer um sistema muito bonito.

Voyager OS
https://voyagerlive.org/



O Voyager é mais uma modificação do ubuntu do que uma distribuição separada, mas vale ser mencionado porque é uma versão do ubuntu com muita coisa instalada, então de novo, se você quer um sistema pronto o mais rápido possivel ou não sabe bem instalar programas no linux essa é uma boa alternativa. Alem disso a parte visual é bem bonita tambem, já que é feito por um designer grafico francês.

Sabayon linux
https://www.sabayon.org/



O Sabayon é uma distro italiana meio ignorada pelos reviews, o pessoal não indica muito pelo fato de não fazer parte das familias maiores do linux, que são os grupos de distribuições baseadas em debian/ubuntu e fedora. O Sabayon é baseado no Gentoo, uma distribuição já antiguinha e destinada a usuarios avançados, e isso talvez tenha dado o estigma de distro dificil, ou estranha, mas a realidade é que o sabayon é muito facil, o instalador é bem noob friendly , e você dificilmente vai ter problemas com ele. Visualmente pode ser mais simples que os outros, mas é uma ótima distro, com uma comunidade crescente e bem disposta a ajudar novatos.

Zorin Os
https://zorinos.com/



O Zorin é uma Distribuição Irlandesa com foco em beleza e facilidade e ,como vocês podem ver, tem um visual bem parecido com o windows. Tambem tem feito bastante sucesso recentemente, sempre vejo o pessoal falando de como é boa e bonita. De todas as distribuições dessa lista, essa é a unica que eu nunca usei, mais porque eu prefiro distros com um visual mais simples, como o mint, mas pra quem quer uma distro com um visual impressionante e bem facil, essa é perfeita.

Menção honrosa: Ubuntu
https://www.ubuntu.com/



 O ubuntu é a maior distribuição linux, é uma ótima distro e teve um impacto bem grande na historia do linux. Muitas distribuições são baseadas nele, e não é sem motivo. Eu não quis colocar ele na lista porque pra iniciantes eu não recomendaria o ubuntu, por ele ter alguns problemas que pra um iniciante não é legal. Já gostei mais do ubuntu, hoje não indico muito, mas é obrigatório citar numa lista como essa, porque é a primeira distribuição de muitas pessoas.
  Bom, é isso pessoal, essas são 5 das distribuições que eu indico pra quem quer instalar um linux pela primeira vez. No youtube ou no site de cada distro tem tutoriais de instalação, então divirtam se. Inté.

Comentários

  1. Bom post! Concordo com o redator, operei apenas duas das distribuições citadas Voyager, por um curto período de tempo e Ubuntu, uso até hoje, sobre a lista eu particularmente adicionaria a distribuição fedora, acredito que ela se encaixa nos post que você levantou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário