Manchester à Beira-mar, Estrelas Além do Tempo e Lego Batman

Eu realmente estou torcendo por Manchester à Beira-Mar - apesar do irmão do Ben Afleck. Não vi todos os filmes que estão concorrendo, talvez nem cheguem ao Brasil antes da cerimônia do Oscar. Mas eu acho muito difícil um filme do ano passado ser melhor que este. Talvez Capitão Fantástico. Mas nem mesmo este tem o show de atuação apresentado em Manchester à Beira-mar - não da parte do irmão do Ben Afleck, vamos deixar bem claro. 

Eu não sei MESMO porque o irmão do Ben Affleck ganhou um prêmio de atuação por esse filme. Tenho alguns palpites, mas são cheios de má vontade. Casey Affleck é um poço de inexpressividade cercado de talento e esforço por todos os lados. Acho uma bosta essa estratégia de pegar um mal ator e fazer um personagem inexpressivo pra que ele possa "atuar" numa produção. É o que temos em Manchester à Beira-mar. Mas tudo o que mais que o filme entrega, as outras atuações, a história, a tal da fotografia a que tanta gente se apega, a direção, beiram a perfeição e são dignos de figurarem em um "melhor filme". Agora você pode calcular aí, se mesmo a péssima atuação do protagonista não conseguiu estragar este filme, sobre um sujeito que é um merdão a ponto de não conseguir nem mesmo se matar, o quão foda que ele é.


Estrelas Além do Tempo é um típico self-made film. As atuações e caracterização da época são ótimas, a trilha sonora é linda, a história não poderia ser mais pontual. Algumas falas do roteiro beiram a perfeição do cálculo. Como o diálogo em que Vivian Mitchel diz a Dorothy Vaughan "eu sei que é difícil de acreditar, mas a verdade é que nós não odiamos vocês" ao que Dorothy responde "eu acredito, acredito que você acredita que é assim". Sensacional. 


O filme peca apenas por não ser mais incisivo, colocando personagens brancos para serem bonzinhos e fazerem coisas que legais que nunca aconteceram. Uma das decisões inclusive enfraquece a discussão sobre racismo e machismo, pois colocar o Kevin Costner para derrubar a placa do banheiro das mulheres de cor no filme, em lugar da verdade - a mulher que inspirou a protagonista simplesmente usava o "banheiro das mulheres brancas" - diminui a lista de "transgressões" cometidas pelas três mulheres reais, e por conseguinte, a força e o significado do que elas viveram, bem como a mensagem para tantas mulheres e principalmente meninas que possam ver o filme. 


E finalmente, LEGO Batman: O Filme! Listinha de pessoas que eu espero, tenham visto este filme: Jared Leto, Zack Snyder, cada um dos executivos da Warner, cada um dos diretores e roteiristas que estiver pensando em participar da produção do próximo filme do Batman, você, todo mundo. 


Além da qualidade indiscutível da animação, temos uma história com roteiro bem ajeitadinho - coisa que parece meio difícil, quiçá impossível de fazer em filmes live action de superherói - piadas que vão desde bobagens para crianças até referências para adultos que apenas sabem da existências, até que aqueles que acompanham toda a trajetória de adaptações dos quadrinhos para outras mídias. O filme brinca com diversos temas que sempre povoaram o imaginário dos leitores de quadrinhos e estiveram presentes em discussões sobre o Morcego. Uma coisa que gostei muito, é que dessa vez a equipe focou bastante em ter piadas para crianças, algo que achei um problema em Uma Aventura Lego e Cegonhas. As referências estão todas lá, recriam cenas de todos os filmes do Bátema, fazem piadas com a ausência de calças do Robin, brincam com a insignificância do personagem em relação aos demais membros da Liga. Enfim, é o filme sobre o Bátema que muitos de nós sempre quisemos ver. E tem algumas sessões com a dublagem original, então não perDa. Todos os vilões de filmes da Warner estão lá. 


Agora a lista de todo mundo que está melhor que o Casey Affleck em Manchester à Beira-mar:
- o menininho que faz o personagem dele criança
- o menininho que faz o personagem do irmão dele criança
- o menininho que faz o sobrinho criança
- Kyle Chandler, irmão do protagonista
- Michelle Williams, ex do protagonista
- os atores que fazem o pai deles e a ex mulher do irmão
- a galera do hospital (de antes e de depois do irmão morrer)
- a galera que faz ponta no início do filme - no fim e durante, também
- o menino que faz o sobrinho adolescente
- cada um dos adolescentes, incluindo o que só fica sentado na bateria da banda ruim do sobrinho do protagonista e os meninos do time de hockey
- a galera que faz os bombeiros, a polícia e os paramédicos
- todos os caras que concorreram ao prêmio de melhor ator no Globo de Ouro - e nem tavam no filme
- os peixes e o barco
- eu, você e cada uma das pessoas que foi ver o filme
- os críticos que o irmão do Ben Affleck ironizou no Globo de Ouro
- o Ben Affleck
- o carinha que mora logo ali
- aquele filho da puta do seu primo que lá de Piracicaba

Comentários