
Guerra fria... período conturbado da nossa história, as tensões entre a URSS e os EUA já foram exploradas de diversas formas nos quadrinhos, literatura, música, cinema e até vídeo game, aliás a invenção desse aparelho que faz a alegria de muita criança e marmanjo por aí tem total relação com a época, recomendo a leitura desse texto aqui.
O grande medo da época eram as terríveis armas nucleares, artefatos bélicos desconhecidos pela maioria da população, mas que todos sabiam o que podia fazer (vide Hiroshima e Nagasaki). A radiação era algo que as pessoas não entendiam muito bem na época (acho que até hoje continua assim) e despertava a imaginação de escritores, quadrinistas e roteiristas de cinema. Baseados nessa força desconhecida grandes ícones da cultura pop foram criados na época, por exemplo nosso amigo japonês Godzilla e o verdão Incrível Hulk.
Diversas produções cinematográficas foram lançadas explorando o medo de uma possível Terceira Guerra Mundial e o inevitável fim da humanidade numa hecatombe nuclear. Nesse post irei citar 5 dessas produções:
Quando o Vento Sopra (When the Wind Blows) - 1986
Nessa triste animação britânica, o simpático casal de velhinhos Jim e Hilda tentam sobreviver após uma bomba nuclear cair em território inglês. O que mais nos toca nesse filme é a inocência dos idosos tentando (em vão) sobreviver aos horrores da radioatividade seguindo uma cartilha que o governo passou para a população. A todo momento Jim tenta animar sua esposa falando de jeito otimista como o governo está preparado para aquela tragédia e que eles vão se salvar. Animação tocante com trilha sonora linda composta por Roger Waters (ex- Pink Floyd) e David Bowie.
Malditos (These Are the Damned) - 1963
Produção da Hammer em preto e branco, no começo aparenta ser um filme sobre rebeldia adolescente mas no final se mostra um clássico da ficção cientifica. Um turista americano, o jovem líder de uma gangue e sua problemática irmã acabam presos num complexo secreto que faz experiências com crianças. No final descobrimos que essas crianças foram expostas a grandes quantidades de radioatividade para que elas no futuro se acostumassem quando o mundo estivesse totalmente destruído pelas armas nucleares e pudessem povoar novamente a Terra. OBS: esse filme foi distribuído aqui no Brasil recentemente na coleção Clássicos do Sci-Fi da Versátil Home Video.
Terra Tranquila (The Quiet Earth) - 1985
Essa produção neo-zelandesa já começa nos mostrando a Terra após uma catástrofe envolvendo um projeto secreto chamado FlashLight. Esse programa usava energia nuclear e algo deu errado, fazendo o mundo se transformar num enorme deserto silencioso com apenas três sobreviventes, entre eles um cientista envolvido no projeto. Filme sensível, que para os olhos de hoje pode parecer chato e arrastado mas aborda temas muito interessantes como existencialismo, personalidade, responsabilidade, política e etc, tendo um roteiro maduro e cheio de falas memoráveis.
O Dia Seguinte (Day After) - 1983
Filme para TV produzido pelo canal ABC, que na época causou um grande furor entre a população americana pelo modo realista e impactante como é abordado uma possível hecatombe nuclear em território norte americano. A história acompanha a família do cientista Dr. Oakes enquanto uma crise diplomática entre os EUA e a URSS cresce. A tensão acaba causando um conflito e misseis são lançados por ambos os lados, alguns deles caindo na pequena cidade de Lawrense, Kansas aonde mora o Dr. e sua família. Apesar dos efeitos especiais serem de baixo orçamento a produção consegue passar com eficacia a tensão e desespero que são os efeitos de um ataque nuclear. O filme chocou tanto que o presidente na época, Ronald Reagan, declarou que o longa o ajudou a assinar o acordo de desarmamento anos depois.
Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb) - 1964
E nesse post não poderia faltar o clássico de Stanley Kubrick, Dr. Fantástico. A paranoia e insanidade da Guerra Fria retratada de forma sensacional nessa produção de humor negro e ainda contando com Peter Sellers interpretando três personagens diferentes (Capitão Mandrake/Presidente Merkin Muffley/Dr. Strangelove). Uma crítica ácida ao período e a tensão entre as duas super potências, sem mas, um clássico absoluto do cinema.
Comentários
Postar um comentário