
Não sou grande conhecedor do gênero steampunk. Na verdade li pouco do gênero,tirando um ou outro livro,como "o mistério de alaizabel cray" que eventualmente farei o review. Por isso o que me atraiu nesse livro foi mais o aspecto de "historia alternativa" do que o gênero em si. Que posso dizer, gosto de historia, e dos "what ifs".
A historia se passa em um mundo em que, e isso é o mais interessante, a Inglaterra vitoriana financiou a pesquisa de Charles Babbage sobre o primeiro computador mecânico programável da historia,a primeira maquina que voce dava uma informação e ela respondia com outra. Na vida real a maquina nunca foi completada, mas pesquisadores dizem que seria possível completá-la com a tecnologia da época. E é isso o que acontece nesse livro, Babbage faz a maquina,com a ajuda de Ada Lovelace/Byron , que realmente na vida real fez o primeiro algoritmo pra a maquina analítica de Babbage. A construção dessa maquina,e o eventual uso generalizado por todo o governo,causa grandes mudanças sociais, tecnológicas e politicas.
Sobre a historia em si é um texto bastante adulto. A narrativa conta com vários personagens, não há um personagem principal só. A historia é muito interessante,e te prende do inicio ao fim. O mundo é muito interessante, você fica sabendo,por pedaços de conversas dos personagens,em como o mundo mudou,os estados unidos estão divididos em diversos estados menores,o méxico é possessão francesa,entre outras diferenças. Como eu já disse, há varias aparições de pessoas reais, como a própria Ada Lovelace, o General Houston, personagem da historia do Texas, e outros. É realmente um livro muito bom, estabeleceu convenções do gênero steampunk, não só os fãs do gênero mas fãs de historia em geral vão adorar.
Nota: 9,5

Comentários
Postar um comentário