King Kong vs. Godzilla: O Embate do Século


Olá seus viciados em Tinder, mais um post meu sobre filmes com pessoas fantasiadas de monstros destruindo maquetes de cidades. Para quem não viu, já tem um post meu no blog contando um pouco da história dos filmes envolvendo esses monstrengos, é só clicar aqui. Bem, resolvi escrever esse post por dois motivos, o primeiro é que saiu o trailer da nova adaptação nipônica do Rei dos Monstros, que vai se chamar Godzilla Resurgence, vejam o trailer aqui. E o outro é o trailer de Kong: Skull Island que saiu na San Diego Comic Con, veja o trailer aqui. Fiquei muito feliz porque adoro esse gênero de filme e já esta confirmado um para 2020 onde os dois monstros mais famosos do cinema se enfrentarão. Mas não é a primeira vez que eles se encontram.

King Kong vs Godzilla (Kingu Kongu tai Gojira) é um filme de 1962 com direção de Ishiro Honda, famoso diretor que esteve envolvido em diversos filmes de ficção cientifica e monstros japoneses. Contou ainda com Eiji Tsubaraya, o pai de Godzilla e Ultraman, mais uma vez cuidando dos efeitos especiais. Esse também é o primeiro filme colorido dos dois monstros, e ainda o primeiro com Kong sendo interpretado por um ator em uma fantasia, sendo que o filme de 1933 usava técnicas de stop-motion para animar o gorilão. Foi produzido como parte da celebração dos 30 anos da Toho, sendo até hoje o maior sucesso comercial de todos os filmes de Godzilla.

A ideia para esse filme já vinha sendo maquinada muito antes de começar a ser rodada, no começo dos anos 60 foi escrito o roteiro de um filme aonde King Kong enfrentaria Frankenstein (numa versão gigantesca), mas que não foi pra frente. O estúdio Toho já se interessava em fazer um filme envolvendo King Kong, que de certa forma serviu de inspiração para a criação de seu personagem mais famoso, Gojira (Godzilla). Eles então fizeram um acordo com o detentor dos diretos autorais de Kong, John Beck, e alteraram o roteiro original substituindo Frankenstein pelo Godzilla.


Como não poderia faltar, King Kong vs Godzilla teve uma versão americana lançada pela Universal Pictures em 1963, cortando as partes cômicas e cenas com atores japoneses e no lugar delas adicionou filmagens com atores americanos interpretando repórteres comentando sobre a ação. Até a trilha sonora foi alterada.

Outra curiosidade é que esse filme marca o início uma fase meio controversa do lagartão com tramas mais infantis e cheias de humor, a Toho tentou (e conseguiu) transformar Godzilla no herói da criançada. Essa fase perdurou pelo resto dos filmes que vieram durante a década de 60 e 70, aonde temos a introdução de Minya, filho do Godzilla, personagem tão odiado pelos fãs. Godzilla só voltaria a ter um filme "sério" em 1984 depois de uma pausa de 10 anos sem aparecer nas telonas, com The Return of Godzilla.

Vamos direto para a história, Sr. Tako é o presidente da Pacific Farmacêuticos e anda meio triste com os resultados da audiência do programa de TV "Mundo Maravilhoso" que a empresa dele patrocina. Ele decide então mandar seus dois empregados atrapalhados, Sakurai e Kinsaburo, para a recém descoberta "Ilha do Faraó" capturar uma misteriosa criatura que dizem viver por lá. Aqui temos uma das cenas mais bizarras com japoneses pintados de marrom simulando nativos da ilha.

Será que hoje isso daria merda ?

Temos a primeira aparição de King Kong (PQP que fantasia merda) lutando contra um polvo gigante, que na verdade é um polvo real andando por uma maquete da aldeia dos nativos. Kong vence a luta e acaba adormecendo após beber um goró feito com as frutas que existem na ilha. Aproveitando a situação, Sakurai e Kinsaburo capturam Kong e tentam levá-lo para o Japão num navio. Enquanto isso, Godzilla desperta após o icerberg aonde estava congelado ser atingido por um submarino americano. Sr. Tako decide então fazer Kong enfrentar Godzilla, que estava indo em direção ao Japão, com a intenção de usá-lo como garoto propaganda da sua empresa (grande ideia publicitária não é?). Temos uma luta rápida aonde Godzilla assusta Kong com seus bafo atômico, fazendo assim o gorilão fugir.

Foi o que o orçamento deu para fazer

Os militares aproveitam para construir uma armadilha com explosivos para pegar Godzilla. Enquanto isso King Kong vai até Tóquio e após apavorar geral pega uma refém (Kong é um cara bem legal, pena não pode ver mulher). Para salvar a pobre moça os militares usam aviões que borrifam o líquido extraído das frutas colhidas na ilha do Faraó para fazer o gorilão dormir. Com o animal adormecido entra em ação o plano de levá-lo até Godzilla, sim o lagarto atômico conseguiu fugir da armadilha e está indo em direção ao Monte Fuji. Mas como eles vão fazer isso ? porra eles são japoneses, são inteligentes e decidem usar balões, sim BALÕES, sustentados por cordas super poderosas e levar o bicho adormecido até o paradeiro do outro monstrengo.

Lucy In The Sky With Diamonds

Aqui começa o tão esperado "Embate do Século", os dois maiores monstros do cinema finalmente caem na porrada. São cenas tão belas que palavras não conseguiriam expressar, por isso vou usar o artificio dos GIFs animados:

Toma essa sua lagartixa super crescida


Zidane Headbutt


Comer verduras e legumes faz bem para a saúde amiguinho


Foda se esse castelo velho

No final da batalha, os dois bichões caem no mar, todos olham estarrecidos a cena quando do nada, King Kong submerge e volta nadando para sua ilha. O paradeiro de Godzilla é desconhecido, mas todos sabemos que ele voltará no próximo filme destruindo Tóquio e lutando contra outro monstro fanfarrão. Assim acaba King Kong vs Godzilla, o maior confronto da história do cinema.

Minhas considerações: esse é um filme trash, e bota trash nisso, se você não é acostumado com pessoas vestidas com fantasias toscas e efeitos especiais de baixo orçamento, não assista. Me diverti com algumas cenas envolvendo o Sr. Tako e seus empregados, apesar de não ser uma trama tão séria como o primeiro filme do Godzilla de 1954, esse tem seus méritos por ser um dos primeiros crossovers feitos no cinema unindo personagens de franquias diferentes.

Esse filme ganharia uma continuação, mas problemas envolvendo direitos autorais do gorilão não deixaram isso acontecer. No começo dos anos 90 houve outra tentativa de fazer um crossover, desta vez Godzilla enfrentaria o clone mecânico de King Kong, mas no final a ideia não foi para frente.

Para quem ficou interessado em assistir, aqui nesse site tem ele para download. Aliás recomendo muito esse site para os fãs de filmes trash e de monstros, eles tem um acervo muito interessante do gênero. Fico por aqui e até a próxima o/

Comentários