Investigador Colegial Hikaruon


Gakuen Tokusou Hikaruon (Detetive Escolar Hikaruon ou Investigador Colegial Hikaruon) é um OVA lançado em 1987, produzido pela AIC como uma homenagem aos Metal Heroes (seriados com heróis que usavam armaduras metálicas). Aqui em terras tupiniquins esses seriados fizeram certo sucesso graças a saudosa Rede Manchete e suas reprises intermináveis. Jiban, SharivanShaider, Spielvan e o mais famoso por aqui, O Fantático Jaspion, foram algumas dessas produções nipônicas que passaram pela TV brazuca em meados dos anos 90 e fizeram a cabeça da molecada.




Voltando ao OVA, Hikaruon é um típico anime dos anos 80, então assista por conta e risco, já fique sabendo que a animação é bem meh e a história cheia de clichês. A história começa já com um estudante se jogando na frente de um trem (esqueci de dizer que esse é um anime para todas as idades, então pode assistir com papai e mamãe na sala sem problema). Somos então apresentados ao protagonista da história, Hikaru Shondo, que está disfarçado de estudante para investigar misteriosos suicídios que vem acontecendo no colégio. Ele ainda conta com a ajuda da gostosíssima Azumi Hazuki, que está disfarçada de professora.

Logo de cara já percebemos que essa escola é cheia de delinquentes, um deles chamado Gomi tenta violentar uma colega de classe e é impedido pelo novo estudante que usa suas técnicas de lançar dardos (WTF). Ficamos sabendo que o tal Gomi é filho de uma figuraça que manda na porra toda, então todos tem medo dele e de sua gangue, inclusive os professores.


Hikaru então escolta Yayoi (a mocinha que ele salvou) até a sua casa, quando são atacados pelos capangas de Gomi. Temos uma cena de luta aonde Hikaru mostra mais uma vez ser o fodão. Logo depois somos apresentados a Shirou Amasuka, presidente do conselho estudantil (só no Japão mesmo para ter essa hierarquia entre os alunos), que demonstra ter um certo interesse por Yayoi, e aparenta ser um cara bem estranho. Azumi resolve investigar uma boate meio estranha (claro, um lugar cheio de manequins bizarros pendurados nas paredes não parece nada suspeito) e acaba sendo capturada por capangas do vilão que ali estavam, tem até cena de peitinho.


Sapão pira

Temos Yayoi no jardim da escola a noite depois de receber uma cartinha de Hikaru pedindo para que ela o esperasse pois tinha algo muito importante para conversar. Claro que a carta era falsa (muito clichê) e o vilãozão sequestra a pobre moça e a leva para uma especie de dimensão paralela. Nosso herói então surge para salvar Yayoi das mãos do misteriosos vilão que revela ser Shirou Amasuka (o cara estranho da escola). Sua verdadeira identidade é Uraer, o responsável pelos suicídios que estavam acontecendo no colégio. Hikaru finalmente se transforma no Investigador Colegial Hikaruon, o herói da justiça (que slogan mais original), e luta contra um samurai mascarado sinistro. O tal oponente na verdade é sua parceira de investigações, Azumi, que havia sido sequestrada e hipopotizada. Logo após salvar sua parceira, nosso herói finalmente luta contra o vilão-mor e o derrota com sua técnica especial, a Justice Blade.

Tudo acaba bem e a vida do colégio volta ao normal, e assim todos viveram felizes para sempre.

Peraí, ainda não acabou...

Curiosidades:

O nome Hikaru Shihodou ou Hikaruon é uma homenagem ao ator Hikaru Kurosaki, nome artístico de Seiki Kurosaki que interpretou o Jaspion em 1985.

O OVA tem direção de Kazuhiro Ochi, que também dirigiu Transformers (1985), Hamtaro e Sailor Moon.

A abertura do Hikaruon é cantada por Akira Kushida, cantor do tema da abertura de Sharivan, Shaider, Jiraiya e Jiban, e o encerramento por Kumi Kaneko. Nessa abertura, é possível notar as cenas idênticas do Sharivan e Spielvan.

Hikaruon fez muito sucesso com o público brasileiro através da internet, e foi dublado por fãs do estúdio Dublasatsu. Deixarei os videos, tanto o legendado quanto o dublado pelos fãs, para quem tiver interesse em assistir essa pérola.


Legendado






Dublagem Dublasatsu

Comentários