Review: Gunbuster


Confesso que não esperava muita coisa desse OVA, mas sendo do estúdio Gainax e ainda contando com a direção de Hideaki Anno (Neon Genesis Evangelion) coisa ruim não sairia. Top wo Nerae! Gunbuster é um OVA de 6 episódios produzido pela Gainax em 1988 e considerado uma das grandes obras primas do gênero mecha (robôs gigantes). 

Na história, a Terra está em constante conflito contra uma raça alienígena denominada apenas como "Monstros Espaciais". Noriko Takaya é uma garota aspirante a piloto de mecha e perdeu seu pai ainda criança em uma batalha contra os alienígenas. Isso fez com que ela quisesse se tornar piloto, tanto para proteger a Terra quanto para se vingar daqueles que lhe trouxeram tanto sofrimento. Apesar das boas intenções, Noriko é preguiçosa e sonhadora, e não leva os treinamentos tão a sério, e por isso sendo alvo dos ataques das colegas que dizem que ela está ali apenas pela fama do pai.

Um dia surge um novo treinador na escola, ele é Koichiro Ohta, único sobrevivente da nave Luxion aonde o pai de Noriko era capitão. O novo treinador resolve pegar pesado no treinamento das garotas e decide formar uma dupla com Noriko e Kazumi Amano (melhor piloto da escola e que mantém uma paixão escondida pelo treinador) para pilotarem a única esperança da humanidade, o super robô GunbusterA história do anime daí para frente se foca no treinamento de Noriko e ela tentando se provar para o treinador e sua parceira Kazumi. Surgem vários personagens interessantes como a piloto alemã Jung-Freud, que nutre uma rivalidade meio sem sentido com Kazumi e Smith Toren, um rapaz que virá a paixonite de Noriko a bordo da nave Exelion.


Uma das coisas mais interessantes do anime é a passagem de tempo. Enquanto estão no espaço o tempo passa diferente da Terra, por exemplo no episódio 5 ao voltarem de alguns meses no espaço na Terra já haviam passados 10 anos. Então vemos Noriko reencontrando sua colega de escola Kimiku Higuchi já casada e com uma filha de 3 anos de idade e a garota que fazia bullying com ela, Reiko Kashiwara, agora como treinadora da escola

Outro ponto positivo do OVA é sua animação, sem nenhum efeito digital consegue mostrar ótimas batalhas espaciais e o design de naves e robôs é cheio de detalhes. Todo o trabalho de arte, feito por Shinji Higuchi e Hideaki Anno (que também dirige a série) é belíssimo.


Claro que como toda anime, Gunbuster tem seus clichês como uma protagonista bobinha e atrapalhada, rivalidades ridículas, invejinhas, papos de predestinação, etc. Mas tirando isso Gunbuster vale a pena ser visto pelos pontos positivos já citados e o clima do anime que vai ficando cada vez mais melancólico, culminando num fantástico episódio final feito inteiramente em preto-e-branco. 

O anime ainda conta com alguns "easter eggs" como no episódio 5 no quarto de Noriko tem os posteres de Meu Amigo Totoro e Nausicaa do Vale do Vento, ambas animações do estúdio Ghibli e de relance tem um poster de Space Battleship Yamato (aqui no Brasil conhecido como Patrulha Estelar).



Em comemoração aos 20 anos do estúdio Gainax foi produzido em parceria com os estúdios Bandai Visual e JVC Entertainment, uma "continuação" de Gunbuster chamado Top wo Nerae 2! Diebuster lançada em 2003 composta por 6 episódios. Após a Terra ser salva pelo Gunbuster, que se perdeu no espaço, a única esperança são os “Topless”, um grupo especial de jovens que possuem a habilidade de pilotar os Buster Machine. Uma garota do interior chamada Nono vai para a cidade grande tentar realizar seu sonho de ser uma piloto, mas acaba virando uma faxineira em um barzinho qualquer. Sem querer, ela acaba conhecendo a fria e fechada Lal'C Mellk Mal, que pertence ao seleto time de pilotos de Buster Machines, as armas mais poderosas já criadas pela humanidade no combate aos alienígenas. Não assisti esse novo OVA, mas pretendo ver e fazer um post sobre ele futuramente. Para quem ficou com curiosidade de assistir o anime, aqui estão os links para download dos 6 episódios que compõem o OVA e que foram legendados pelo grupo SoloSub:

OVA 1   OVA 2   OVA 3   OVA 4   OVA 5   OVA 6

Comentários

Postar um comentário