Obaaaaa. Blog novo, posts novos, mas a mesma qualidade baixa de sempre. E vamo que tem trabalho pela frente.

Bem, nesse post eu vou tentar falar um pouco sobre o cenário atual da indústria quadrinistica com seu declínio e ascensão em contrapartida.
Como todos sabem, nos últimos 10 anos tivemos essa grande crescente do público nerd, não apenas aqui nas terras brasileiras mas lá fora também. Essa aumento no número de fãs de "coisas nerds" trouxe grandes feitos à indústria de quadrinhos. As adaptações de personagens da nona arte para a sétima fez aqueles que não conheciam aquele mitologia, procurar as origens, as histórias e o universos dos personagens retratados no cinema. Aí vem a encruzilhada.

Como receber um imenso e novo público que não conhece nada sobre aquela mídia? Acontece o que há hoje: um samba do crioulo doido. Reboot atras de reboot, tudo pra contar de novo a origem naquele personagem clássico. Histórias feitas nas coxas pra fazer o público engolir a seco tudo aquilo que é jogado pra ele. Inovação saí pela culatra. Os personagens que conhecemos mudam o traje, mudam a personalidade, mas continuam os mesmos. Não há personagens novos à serem criados, continuamos na mesmice. Até quando a gente vai ver o Capitão América morrer pra voltar 6 meses depois?

E o novo público liga? Claro que não. Para o novo público aquilo tudo é novo, e contanto que se pareça com o filme ou a série que ele viu, já está de bom tamanho. Por isso HQ's como "All Star Superman", "Última Caçada de Kraven" ou "Batman: Guerra ao Crime" nunca seriam adaptadas (e se fossem, seriam sem fidelidade ao original), pois os pontos cruciais das mesmas são os debates morais dos personagens, deixando de lado as explosões, mortes, violência, sangue, piadinhas forçadas, dentre outras coisas que atraem público.
As grandes empresas de quadrinhos ligam? Claro que não. Se o dinheiro tá entrando, não há do que reclamar.
Mas algo que beneficia esse crescimento da área de quadrinhos, são os escritores independentes. Isso abriu muitas portas para escritores independentes mostrarem suas ideias. Com esse crescimento a busca por obras dos mais diferentes tipos aumentou, além do publico que esta exausto da mesmice das grandes editoras e decide buscar quadrinhos autorais. Gente que ficaria no anonimato, sem essas válvulas de escape.
Pra encerrar vamos esclarecer tudo. O novo público é ruim para a industria? Não. Quanto mais público, mais dinheiro e mais fãs. Quanto mais dinheiro e fãs mais produções feitas pelas grandes empresas, tanto produções clássicas que não chegariam a nós sendo um público pequeno, quanto produções novas de quadrinhos em série, que alimentam o novo público (e vira um ciclo sem fim, rs). Quanto mais produções, mais abrangência de obras e mais procura por projetos fora das grandes produções.
Enfim, acho que chega de cagar regra. Temos que aceitar que não somos mais o público alvo e cada um compra o que lhe chama atenção, independente se se baseia em diálogos aguçados ou tiro porrada e bomba HAHAHAHA.
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