Um Pouco sobre o Cinema Sul Coreano


A Coréia do Sul tem chamado muito a atenção nos últimos anos pela qualidade de suas produções cinematográficas, filmes que vem ganhando prêmios e sendo aclamados pelo mundo todo. O reflexo disso são cineastas sul coreanos sendo contratados para dirigir filmes em Hollywood, exemplos mais recentes são Joon-Ho Bong que dirigiu "O Expresso do Amanhã" (2013) e Chan-wook Park que dirigiu "Segredos de Sangue" (2013) com Nicole Kidman no elenco.

Aqui vou indicar alguns filmes para você que estiver interessado em conhecer um pouco sobre essas produções vindas da Coréia do Sul, único país do mundo onde os filmes nacionais são mais vistos que os filme norte americanos:

Eu vi o Diabo (2010)

Vingança ao extremo, essa frase defini bem esse filme sul coreano de 2010 dirigido por Jee-woon Kim. O filme tem várias cenas fortes, em razão disso teve que ser reeditada em seu próprio país, para ser autorizada nos cinemas comerciais comuns. Cenas fortes, mas necessárias para mostrar o sentimento de ódio que o personagem Soo-hyun (interpretado por Byung-hun Lee) tem pelo assassino Kyung-chul (Choi Min-sik, ator mais conhecido por seu papel no filme Oldboy), o jogo de gato e rato entre os personagens nos prende do começo ao fim do filme, um jogo que tem uma virada surpreendente.

Durante uma noite de muita neve, o carro da jovem Joo-yun fica com um pneu furado, o que a obriga a ficar parada na estrada a espera do guincho. Enquanto Joo espera, Kyung-chul chega dirigindo sua van escolar amarela e oferece ajuda para trocar o pneu furado. Kyung-chul ataca Joo-yun e a leva para sua casa, onde a mata e desmembra seu corpo. Quando um garoto descobre, dentro de uma sacola, uma das orelhas de Joo-yun, a policia é chamada e começa a fazer buscas pelos restos do corpo na área, sobe o comando do Chefe de Esquadrão Jang, pai de Joo-yun. O noivo de Joo-yun, Soo-hyun, que é um agente secreto do Serviço de Inteligência Nacional da Coréia do Sul (NIS), fica determinado a encontrar e se vingar do assassino de sua noiva.




Memórias de um Assassino (2003)

Dirigido por Joon-Ho Bong e ganhador do prêmio South Korean film industry's 2003 Grand Bell Award de melhor filme , esse longa metragem tem um toque de drama e comédia na medida certa , coisa que produções norte americanas não conseguem fazer muito bem .

Baseado em uma história real, a trama se passa na província de Gynnggi, na Coréia do Sul. O corpo de uma jovem, brutalmente assassinada, é achado pela polícia. Dois meses depois, em outro lugar, a brutalidade se repete. Em um local onde isso nunca havia acontecido, os policiais se preparam para os crimes cometidos por um assassino em série. Começa então, uma interessante investigação liderada pelo detetive Park Doo-Man.

Curiosidade: O famoso diretor Quentin Tarantino colocou o filme, junto com outro de Joon-Ho Bong, O Hospedeiro, na sua lista de 20 filmes favoritos que foram feitos desde 1992.



O Hospedeiro (2006)

Eu comecei a assistir esse pensando ser apenas mais um filme de monstro (eu adoro filmes de monstros, mesmos os mais toscos), mas ele me surpreendeu por unir drama, comédia, horror e ficção científica e com o talentoso Joon-Ho Bong (o mesmo de Memórias de um Assassino) na direção, se tornou num dos meus filmes sul coreanos preferidos. A trama não só é focada na criatura mas na família e no amadurecimento de seus membros. O diretor conseguiu inovar num gênero de filme que tinha caído na mesmice e transformou esse num dos filmes mais lucrativos da história da Coréia do Sul.

Na beira do rio Han moram Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. É quando, em busca da menina, os membros da família decidem enfrentar o monstro.



Sede de Sangue (2009)

Esse filme me deu um pouco de enjoo por causa de algumas cenas, mas no todo ele é muito bom. O tema vampirismo é abordado de uma forma diferente nesse longa metragem dirigido pelo excelente Chan-wook Park.

Sang-Hyun, um padre que acredita que a vida é preciosa, torna-se voluntário de um projeto secreto de  desenvolvimento de vacinas para ajudar a salvar vidas a partir de um vírus mortal. Mas, durante o experimento, ele é infectado com o vírus e morre. Quando recebe uma transfusão de sangue desconhecido, milagrosamente, volta à vida, mas o sangue o transforma em um vampiro. Sang-hyun está agora em conflito entre o desejo carnal de sangue e sua fé, que o proíbe de matar . 

Drama, romance e suspense se misturam nesse filme que ganhou os prêmios de Melhores efeitos visuais, Melhor atriz (Ok-bin Kim) e Especial do júri no Festival de Cannes de 2009.



Oldboy (2003)

E por último o filme que fez o ocidente começar a se interessar pelo cinema sul coreano, Oldboy. Na verdade esse filme é a segunda parte da "Trilogia da vingança" do aclamado diretor Chan-wook Park, ela começou em 2002 com "Sympathy For a Mr. Vengeance" em 2002 passando por "Oldboy" de 2003 e acabando em "Sympathy For a Lady Vengeance" de 2005. Você pode começar a assistir a trilogia da vingança a partir de qualquer um dos filmes pois suas histórias não tem relação nenhuma com a outra, a única coisa que há de semelhante entre elas é o tema vingança.

Na trama, Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê. Após 15 anos ele é liberado do cativeiro e resolve se vingar de seus sequestradores.

Chan-wook Park consegue mostrar personagens realmente humanos, não existe vilão ou herói em suas histórias e reviravoltas são algo constante o que deixa o espectador ligado do começo ao fim. Oldboy ganhou inúmeros prêmios e fez Chan-wook Park ficar mundialmente conhecido. Um remake norte americano foi lançado em 2013 dirigido por Spike Lee com Josh Brolin e Elizabeth Olsen no elenco.

Nota: A história de Oldboy é baseada em um mangá de mesmo nome que foi publicado de 1996 a 1998 e foi escrito por Garon Tsuchiya e ilustrado por Nobuaki Minegishi. Aqui no Brasil foi publicado pela editora Nova Sampa em 8 volumes.


Comentários