Confesso que não esperava muita coisa desse OVA, mas sendo do estúdio Gainax e ainda contando com a direção de Hideaki Anno (Neon Genesis Evangelion) coisa ruim não sairia. Top wo Nerae! Gunbuster é um OVA de 6 episódios produzido pela Gainax em 1988 e considerado uma das grandes obras primas do gênero mecha (robôs gigantes).
Na história, a Terra está em constante conflito contra uma raça alienígena denominada apenas como "Monstros Espaciais". Noriko Takaya é uma garota aspirante a piloto de mecha e perdeu seu pai ainda criança em uma batalha contra os alienígenas. Isso fez com que ela quisesse se tornar piloto, tanto para proteger a Terra quanto para se vingar daqueles que lhe trouxeram tanto sofrimento. Apesar das boas intenções, Noriko é preguiçosa e sonhadora, e não leva os treinamentos tão a sério, e por isso sendo alvo dos ataques das colegas que dizem que ela está ali apenas pela fama do pai.
Um dia surge um novo treinador na escola, ele é Koichiro Ohta, único sobrevivente da nave Luxion aonde o pai de Noriko era capitão. O novo treinador resolve pegar pesado no treinamento das garotas e decide formar uma dupla com Noriko e Kazumi Amano (melhor piloto da escola e que mantém uma paixão escondida pelo treinador) para pilotarem a única esperança da humanidade, o super robô Gunbuster. A história do anime daí para frente se foca no treinamento de Noriko e ela tentando se provar para o treinador e sua parceira Kazumi. Surgem vários personagens interessantes como a piloto alemã Jung-Freud, que nutre uma rivalidade meio sem sentido com Kazumi e Smith Toren, um rapaz que virá a paixonite de Noriko a bordo da nave Exelion.
Uma das coisas mais interessantes do anime é a passagem de tempo. Enquanto
estão no espaço o tempo passa diferente da Terra, por exemplo no episódio 5 ao
voltarem de alguns meses no espaço na Terra já haviam passados 10 anos. Então
vemos Noriko reencontrando sua colega de escola Kimiku Higuchi já casada e com
uma filha de 3 anos de idade e a garota que fazia bullying com ela, Reiko
Kashiwara, agora como treinadora da escola
Outro ponto positivo do OVA é sua animação, sem nenhum efeito digital consegue mostrar ótimas batalhas espaciais e o design de naves e robôs é cheio de detalhes. Todo o trabalho de arte, feito por Shinji Higuchi e Hideaki Anno (que também dirige a série) é belíssimo.
Claro que como toda anime, Gunbuster tem seus clichês como uma protagonista bobinha e atrapalhada, rivalidades ridículas, invejinhas, papos de predestinação, etc. Mas tirando isso Gunbuster vale a pena ser visto pelos pontos positivos já citados e o clima do anime que vai ficando cada vez mais melancólico, culminando num fantástico episódio final feito inteiramente em preto-e-branco.
O anime ainda conta com alguns "easter eggs" como no episódio 5 no quarto de Noriko tem os posteres de Meu Amigo Totoro e Nausicaa do Vale do Vento, ambas animações do estúdio Ghibli e de relance tem um poster de Space Battleship Yamato (aqui no Brasil conhecido como Patrulha Estelar).
Obrigado! Você é o cara!
ResponderExcluir