5 Curiosidades de All Star Superman



Praticamente uma unanimidade quando se elenca boas histórias do azulão, a série de Grant Morrison e Frank Quitely é um verdadeiro mar de referências aos 75 anos de publicação ininterrupta das aventuras do último filho de Krypton.

Como apenas tarados por cronologia da DC Comics e gente abduzida por alienígenas conseguem pescar todas, vou fazer uma lista contendo as referências e curiosidades mais interessantes que eu consegui identificar. 

Prepare seu scroll do mouse e a bolsa de gelo pra cãibra que vai dar no seu pulso porque lá vamos nós!


1- A CAPA


Não estou falando da capa do Superman, e sim da capa principal da revista!

Segundo relatado no documentário Talking With Gods sobre a carreira de Grant Morrison, ele e Mark Waid estavam saindo de uma reunião com os editores da DC Comics sobre os rumos editoriais do Superman quando se depararam com um cosplayer vestido de Super sentado no meio-fio em frente ao prédio. 

Morrison enfiou na cabeça que aquilo não era obra do acaso, rapidamente se sentou ao lado do rapaz e começou a entrevistá-lo como se ele fosse mesmo Kal-El matando tempo pela cidade. O cosplayer entrou no personagem e respondeu perguntas sobre sua vida pessoal, seus atos de heroísmo, suas impressões sobre outras figuras de Metropolis e tudo que disse foi anotado por Morrison enquanto Mark Waid, logo atrás, o fotografava.

E essa fotografia gerou a capa icônica que você vê ali em cima. E Morrison até hoje jura que entrevistou o Superman personificado naquele rapaz.

Quadrinistas ingleses e sua mania de topar com personagens de HQ na rua...


2- AS HISTÓRIAS ANTIGAS




Em suas doze edições, uma série de homenagens a histórias e revistas antigas do Superman pode ser identificada. Logo nas primeiras edições, temos o arco da Superwoman que referencia diretamente Action Comics 279 e toda a dinâmica da longeva série "Superman's Girlfriend Lois Lane". O arco seguinte, em que Jimmy Olsen precisa deter um Superman sob efeito de Kryptonita preta, temos como referência óbvia a revista "Superman's Pal Jimmy Olsen", enquanto na história sobre a morte do Jonathan Kent somos remetidos às tramas de viagem no tempo muito presentes nas revistas "Adventure Comics" e "Superboy".


3- OUTRAS OBRAS DO AUTOR





Não sei se mais alguém notou, mas desde que começou a escrever para a DC Comics, Grant Morrison meio que está construindo uma cronologia própria entre suas obras, com a mais recente sempre referenciando elementos que ele criou nas anteriores. E não foi diferente com All Star Superman.

Lembram do Superman dourado líder da Tropa Superman e de Solaris, o sol tirano que aparece lá pelo final da história? Pois bem, ambos foram criados para a série "DC Um Milhão", onde a Liga da Justiça troca de lugar com seus análogos de um futuro muito distante e isso dá uma merda federal.

Como a série já saiu tem muitos anos, acho que não é spoiler falar do fim dela, né?

Se for, foda-se.



No fim de DC Um Milhão, Solaris é derrotado por um Superman dourado que há séculos estava exilado dentro do nosso Sol, o que bate perfeitamente com o final de All Star Superman. Lois Lane, que havia prometido esperar até que seu amado voltasse, deu um jeito de transferir sua consciência para o corpo da Platina, dos Homens Metálicos, e se revelou para o Super logo após ele salvar o dia.

Então, basicamente a DC lançou o final de All Star Superman muitos anos antes de seu lançamento!


4- A TEORIA


Como não podia deixar de ser, os teóricos da conspiração ou os fãs hardcore de Grant Morrison (o que costuma dar na mesma) perceberam uma série de fatores dignos de nota sobre um dos personagens introduzidos na trama.

Sabem o Leo Quintum, o supercientista que foi resgatado pelo Superman logo na primeira edição?

Pois é... ele seria nada mais nada menos que o Lex Luthor do futuro!

A teoria aponta momentos em que pistas sobre isso são deixadas. Na edição 1, enquanto Luthor conversa com Quintum, alguém pergunta para ele: "falando consigo mesmo de novo?" enquanto Quintum, momentos depois, diz para o Superman: "também tento fugir de um mundo condenado que se chama passado."



Na edição 10, após receber o genoma do Super das mãos do próprio, Quintum diz: "está dizendo que confiaria a responsabilidade do seu genoma a mim? Pelo que sabe, eu poderia ser o diabo em pessoa."

Mas por que Luthor viajaria no tempo para colher o genoma e salvar o legado de seu maior adversário? Segundo a teoria, a ficha de Lex caiu quando ele adquiriu os poderes do Superman e viu o mundo através de seus olhos. Isso, somado à morte de seu nêmesis, o encorajou a recuperar o tempo perdido com esquemas diabólicos e colocar seu intelecto a serviço da humanidade.



E isso demandava viagem no tempo e implante capilar, com certeza!

É uma boa teoria, mas o próprio Morrison já desbancou ela.


5- AS HOMENAGENS


O grande sucesso de All Star Superman o levou a se tornar referência primária para todo autor que resolvesse escrever sobre o Homem de Aço, e isso é verificável em várias mídias:

- No controverso Man of Steel, de Zack Syder, trechos da HQ foram usados de forma literal em diversos momentos do filme, sendo os principais o testamento de Jor-El para o filho e a frase célebre do Zod "poderíamos ter construído uma nova Krypton sobre essa imundície!". Isso não evitou do Morrison odiar o filme e escrever uma fase do Superman em Action Comics exclusivamente para deixar isso claro.

Adivinhem quem é o Super Doomsday

- Na excelente minissérie "American Alien", Metropolis ganha dois espaços públicos homenageando os autores: a Rua Quitely e o Morrison Boulevard.

- Na terrível fase do J.M. Straczynski na revista do Superman, há uma cena que remete diretamente à do Superman lidando com a suicida em All Star Superman.

Pelo menos era o Eddy Barrows desenhando

- Atualmente, na cronologia atual, Superman está passando pelo mesmo processo de degeneração celular a que esteve exposto na Graphic Novel. Nesse caso, em vez do motivo ser uma bomba que alterou a radiação solar, quem está causando a degeneração celular foram as escolhas do editorial da DC Comics em submeter o corpo do Super a todo tipo de stress, desde kryptonita a fosso de energia de Apokolips.

Não tá fassio

Bom, é isso. Espero que tenham gostado ou lido as quatro primeiras linhas!

Comentários