Sim, outra crítica sobre Moana.

Moana/Vaiana/Joana conta a historia de uma menina de uma tribo Polinésia que se vê impedida de fazer o que quer, as tentativas de realizar seu sonho são várias e vão desde a desaprovação do pai até a motivação maior que faz com que ela consiga realizar o seu sonho.
Um dos maiores problemas do filme é o plot meio ''convencional'' da Disney. Desculpem começar logo metendo o pau, ui. O lance de "Um(a) jovem destemido(a) que vai contra tudo e todos, procurando maneiras para realizar a sua vontade.", coisa que já vimos antes em outros filmes dela (Disney). Essa maneira de tentar te trazer pro mundo do filme não tava me convencendo, principalmente quando Moana descobre o porque que o pai não deixa ela sair pro mar, ele não deixa por causa uma experiencia parecida com a dela, de ir além, mas que por causa de um acontecimento se frustrou e não quer que a filha passe pelo mesmo, e isso é outra jogada que a Disney já aplicou antes como por exemplo em a pequena sereia QUE INCLUSIVE TEM O PLOT PARECIDO COM MOANA, SÓ QUE UMA QUE IR PRA TERRA E A A OUTRA PRO MAR. Mas de toda essa parte negativa da pra tirar uma boa mensagem que o filme passa, uma boa mensagem, que pode parecer clichê mas o jeito que executam esse clichê é bem inspirador.
O filme mostra que você precisa ir para a luta, que sua atitude é importante, principalmente quando tem varias coisas que estão a favor de você, inclusive essas ''coisas que estão a favor de você'' estão muito bem representadas no filme como : a água que é o brilho do sonho, o barco que é a direção, o povo/ilha e a vó que são a razão. O filme também mostra mais algumas dificuldades e consequências como : o pai, que é a oposição, os monstros que são os obstáculos do aprendizado e o terceiro ato quase todo que é a realização e aprovação das atitudes que ela (Moana) seguiu. Vocês podem achar que eu estou viajando forçando a barra com mais uma mensagem chata e forçada, mas não, essa mensagem ganha mais valor ainda antes do filme, pra quem viu nos cinemas. Antes do filme tem um curta que mostra esse simbolismo em outro contexto também, que suas atitudes podem te transformar, e que se você não tentar você só vai ser mais um frustrado que não quis tentar fazer o que gosta.
Toda essa lição que o filme passa é algo que se deve levar pra vida. Moana saiu de casa, aprendeu sem a ajuda do pai e conseguiu realizar o que queria, essa parte do pai eu tiro como analogia de qualquer situação que te impeça de realizar o que você quer pra vida.
O filme tem uma boa passagem de tempo, ele mostra muito bem o crescimento da Moana menor e adolescente através de uma canção, canção foda pra C A R A L H O! aqui(desculpa a qualidade do video):
Outra coisa boa do filme é a dublagem, principalmente a americana, toda a carga dos personagens tipo o Maui é muito bem transmitida na dublagem. A dublagem brasileira também me surpreendeu, eles fizeram algo muito foda, tentaram achar palavras que combinassem com a expressão dos personagens, ou seja, eles botaram palavras que dessem a sensação que era aquilo mesmo que os personagens falavam, já fazem isso em dublagem mas no caso de Moana foi especial, não ficou fora de sincronia, parecia realmente uma animação "feita" pro brasil, com a tradução e etc, tradução que inclusive ficou muito boa e fiel. Essa parte da fidelidade da tradução e da sincronia fica muito bem mostrada na hora das cenas musicais, especialmente na parte do Tamatoa, na musica Shiny:
Uma coisa foda que eu curti da Disney aqui no brasil é tentar mudar mais as vozes, sair dessa ''panelinha'' de vozes iguais. A dublagem tem no máximo uma voz que você reconhece de outras animações dubladas, o elenco tem carreira de atores fodas como o Saulo Vasconcelos. Saulo Vasconcelos é um grande ator de musicais aqui no brasil, ele já fez fantasma da ópera, Sweeney Todd e madrinha embriagada, e além de ter essa puta bagagem artística ele capta muito bem a essência do personagem e do The Rock..
Só uma coisinha aqui antes da resolução e da nota, vi muita gente colocando o filme no pedestal por causa da ''desconstrução'', lembrem de Mulan também okay?!
A parte técnica também se sai muito bem, a animação é muito bem mesclada, as vezes com elementos reais depois animados, como maquete de paisagens e etc. Fotagrafia sensacional que coloca um tom praiano desde a água azulzinha até as cores mais claras e fortes, com as plantas, a areia e talsss. As musicas tem composições incríveis feitas por Lin Manuel Miranda, simplesmente o cara que fez Hamilton.. "WHAT YOU NAME, MANN?" ALEXANDERR HAMILTONN!. Os personagens são bem escritos e carismáticos, desde a galinha doida até porco fofinho, você consegue se importar com eles também. A direção do John Musker e do Ron Clements é experiente demais, os caras já sacam a essência de como trazer uma personagem assim e colocar ela no imaginário das pessoas. E o terceiro ato é lindo demais.
NOTA DE 0 A 5:
4
A sil também fez um post falando sobre Moana, aqui Moana.
Foi isso, desculpem não postar muito. Já vejo muitos pagedowns nesse post, ''Ain, o texto ficou muito grande, ain'' LEIAM SÓ A NOTA ENTÃO, PORRA!! beijos

Comentários
Postar um comentário