Opinião: Power Metal, Folk Metal e Minha Relação Com o Metal


Estava eu dando uma olhada nos posts desse blog quando vi que o  ̶l̶u̶c̶i̶a̶n̶o̶  Joel Ciclone tinha feito alguns posts sobre musica, alguns sobre musica da adolescência e resolvi dividir com vocês um pouco da minha historia com a musica, o power metal, o folk metal e tal.

Bom, eu comecei a ouvir musica, e gostar de musica, meio tarde. Quando eu era criança, eu escutava mais sertanejão de raiz e musica gauchesca, que era o que tocava no rádio domingo, antes da macarronada do almoço. Eu não gostava especialmente das musicas, só ouvia porque era o que tocava no rádio. Não ouço mais essas coisas regularmente, mas respeito muito o sertanejo de raiz, que é sim um estilo de grande qualidade.

Enfim, quando conheci o rock e o metal eu devia ter uns 13 ou 14 anos, por causa do meu primeiro computador, que eu consegui trocando um PS1 que eu tinha. Era um amd k6-II de 550 mhz e 128 mb de ram,e um hd de 10 gb. Nesse computador vieram algumas pastas com jogos em flash, alguns programas aleatórios e uma pasta de musica. Nessa pasta tinha de tudo, desde beatles até oasis (sdds wonderwall) the cranberries ("IÓR RÉEED,IÓR RÉÉÉD...") e muitas outras. Mas a musica, dentre as tantas que eu sempre esperava com maior ansiedade pra tocar, principalmente nas maratonas de jogos mugen de dragon ball z era essa:


Essa musica foi a primeira coisa parecida com metal que eu ouvi na minha vida. Quando eu ouvi a guitarra tocando, foi algo magico. Lembro de ter pensado "eu tenho que achar mais disso", e aí comecei a pesquisar mais sobre bandas, primeiro dos anos 80 e 90. Quando chegou a primeira lan house da cidade, e depois quando fizeram uma biblioteca, que tinha computadores com linux (outra de minhas paixões, mas essa é outra historia) e que você podia usar por meia hora de graça, é que comecei a conhecer mais de musica. 

Um dia eu fiquei sabendo de uma gambiarra que você fazia com um dongle bluetooth e o celular, que te permitia usar a internet do celular no computador. Isso foi muito importante, porque foi só aí que passei a ter internet em casa, um troço horrível de 5kbps, mas já era melhor do que nada. Eu tinha ido na lan house no dia anterior, e tinha colocado algumas musicas no celular, que eu não tinha ouvido, então coloquei o fone no ouvido e o celular no bolso e fui. Quando cheguei no meio do caminho, foi como se um raio me atingisse, eu fiquei paralisado na rua, por causa da musica que tinha começado, era essa: 


Era sensacional, não era nada igual a qualquer coisa que eu tivesse ouvido antes. Era rápida, e eu realmente quis que nunca acabasse. E foi assim que eu conheci o power metal. As vezes sinto isso com algumas musicas, quando ouço a primeira vez. Você se arrepia, os olhos se enchem de lagrimas, e você simplesmente quer que o tempo pare pra você se afogar naquela sensação. 

Já o folk metal a historia foi diferente. Tinha uma pagina no facebook chamada "Aprenda a ser Troo". Era genial, tinha umas piadas geniais, e os caras manjavam muito de metal. Lá eu conheci não só o black metal mas outras paginas com conteúdo mais sério, como a cultura pagã, que me apresentaram ao folk metal, e me fizeram me apaixonar pelo estilo. Eu realmente não me lembro qual foi a primeira banda de folk metal que eu ouvi, mas eu acho que foi essa, que também é a minha banda favorita do gênero:

                                                                                                                         
Korpiklaani é uma das bandas que eu não consigo enjoar. Acho que nem o maior hater de metal conseguiria achar algum defeito. É uma banda com um estilo único. O folk metal em geral é um estilo muito diversificado, por causa da própria diversidade étnica dos países. Cada região acrescenta elementos locais ao estilo. Por isso você com certeza vai encontrar um sub gênero que te agrade.

Meus gostos mudaram muito com o passar dos anos, e acho que com todo mundo é assim, você não é a pessoa que era antes, e isso pode ser bom. Lembre se com carinho da pessoa que você era e das pessoas que te acompanharam, porque mesmo que você tenha feito merda, aquilo ajudou a te construir como pessoa. Enfim, espero que tenham gostado dessa demonstração vergonhosa de sentimentalismo barato que escrevi por impulso, mas enfim, inté.
              

Comentários