Review: Wild Cards - George R.R.Martin


Depois de um longo e frio inverno, mais uma vez retorno pra dar mais uma dica de livro. Faz bastante tempo eu topei com essa serie de livros nos sites de down, digo, de compra de livros perfeitamente legais na internet. Confesso que caguei solenemente, a sinopse meio que não me atraiu, Nem o nome do velho George R.R. Martin na capa fez eu me interessar,por algum motivo. Até que, essa semana, sem mais nada de bom pra ler eu resolvi dar uma chance pro primeiro livro e, rapaz, que livro divertido. Eu já devo ter falado em outros textos que adoro historia alternativa, "what ifs", suposições de como a historia teria sido. E nessa historia,alem do fator "what if" você tem muita doideira de ficção cientifica, historias noir de investigação e até uns elementos de super herói, para quem gosta.


Antes de mais nada é mister dizer (vi essa expressão em algum lugar) que os livros não foram escritos integralmente pelo gordo assassino que todos amamos odiar, mas sim por vários autores diferentes, não só ele, Muitos que faziam parte de um grupo de RPG mestrado pelo Martin, grupo em que uma certa campanha muitos anos atrás inspirou a historia. Ele apenas atuou como editor/organizador da porra toda. A historia, sem dar muitos spoilers, é mais ou menos assim: um alienígena entra em contato com o governo americano em 1946 atrás de ajuda pra encontrar um vírus misterioso e perigoso pra caramba, que caiu na terra por uma sucessão de acontecimentos. Depois,por outra sucessão de acontecimentos, esse vírus é liberado em Nova Iorque, não aquela no Maranhão como você pensou, mas a outra, menor, nos Estados Unidos, causando muita merda. E a partir daí a historia se desenrola, sob o ponto de vista de vários personagens diferentes, linear e não linearmente.


A historia mistura muitos elementos diferentes, como eu já disse tem desde super heróis a historias noir, São 23 livros ao todo ,não tenho certeza de quantos livros foram lançados aqui no Brasil, mas devem ter uns 4 ou 5, mas devem ter mais, traduzidos por fãs, mas desses eu não garanto a qualidade de tradução. Foram feitas adaptações da historia em quadrinhos, campanhas de RPG, e uma serie de televisão foi prometida desde 2011. É uma historia excelente, eu diria que faz tempo que eu não lia algo tão bom, é sem duvida a melhor coisa que li esse ano (não que seja difícil, o ano mal começou) e eu recomendo pra todos que gostem de historias de super heróis, historias noir e/ou só uma boa historia.

Nota: 9,988798 dizima periódica (pra irritar o pessoal que odeia nota quebrada).

Wild Cards - O Começo de Tudo
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Lançamento: 2013
Tradução: Alexandre Martins, Edmundo Pedreira Barreiros e Peterso Rissatti.
Original: Wild Cards (1987)

Comentários